quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Iphan-RJ sob nova direção

A arquiteta e urbanista Cristina Lodi é a nova Superintendente do Iphan no Rio de Janeiro. Formada pela FAU/UFRJ, Cristina é mestre em Preservação Histórica pela Universidade Columbia/Nova Iorque. Entre as suas mais recentes atividades na área da preservação, ela foi coordenadora da implantação do projeto do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, atuou no Programa Monumenta, do Ministério da Cultura/Iphan, para a recuperação do patrimônio cultural urbano e na coordenação da equipe que elaborou o dossiê da candidatura do Rio de Janeiro a Patrimônio da Humanidade.
Dentro do projeto do MinC/Iphan para o estado nesta nova administração, estão a continuidade e o aprimoramento das ações de preservação e difusão desenvolvidas nos últimos anos em prol do Patrimônio Fluminense, com ênfase para o resgate e valorização de bens imateriais e arqueológicos e para a execução do PAC das Cidades Históricas, principalmente em Vassouras. Também serão fortalecidos os escritórios técnicos do Iphan do Médio Paraíba, naquela cidade; da Região dos Lagos, em São Pedro D’Aldeia; da Região Serrana, em Petrópolis e da Costa Verde, em Paraty.
Entre os trabalhos previstos que podem ser destacados estão o início das obras de revitalização integral do Palácio Gustavo Capanema e do Centro de Referência da Memória Ferroviária (antigo Museu do Trem), além das ações para a elevação a Patrimônio da Humanidade, pela Unesco, das cidades de Paraty, na categoria sítio misto, e do Rio de Janeiro, na categoria Paisagem Cultural.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Iphan/RJ – Tel. 21 2233-6334, com Chico Cereto (21-9127-7387).

Nenhum comentário:

Postar um comentário