PROJETO ACERVOS DE MEMÓRIA DA REGIÃO DOS LAGOS

O PROJETO ACERVOS DE MEMÓRIA DA REGIÃO DOS LAGOS foi criado no final de 2012, em parceria com o Instituto Federal Fluminense - IFF, no âmbito da criação do Centro de Memória Audiovisual da Região dos Lagos, do Iphan. Tal projeto tem por intuito reunir e catalogar acervos diversos (sejam eles documentos, livros, fotografias, áudios ou vídeos) e disponibilizá-los ao público em geral.

Para tanto, está em curso o projeto piloto de catalogação conjunta deste acervo, que vem sendo organizado pelo Iphan Região dos Lagos, para, após seu desenvolvimento, ser disponibilizado para outras instituições parceiras, de forma que em um único local de pesquisa, via internet, se possa identificar itens sobre determinado tema em diversos acervos regionais.

Nesta ação piloto, o Iphan Região dos Lagos já catalogou todo seu acervo especializado em patrimônio cultural referente aos livros de sua Casa do Patrimônio. No momento, a ação vem sendo ampliada, oportunidade em que vem sendo abordados acervos de documentos,  fotografias e vídeos. Alguns acervos externos ao ETRL já  vem sendo abordados, tais como os cadernos manuscritos originais de Seu Gabriel Joaquim dos Santos (autor da Casa da Flor) e o acervo iconográfico histórico do Escritório da Rede Ferroviária Federal de Campos Dos Goytacazes (que abrange o arquivo da Estrada de Ferro Leopoldina, além da documentação de cerca de 3,5 mil km de linhas e ramais ferroviários no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo).

Espera-se em médio prazo que seja implantado um sistema automatizado para o projeto para acesso á catalogação, possibilitando a pesquisa de assuntos através da internet, de maneira centralizada. Busca-se, com isso, instrumentar pesquisadores e demais interessados com uma ferramenta de imenso valor na etapa de triagem do material de pesquisa, facilitando o acesso aos acervos de importância que existem e/ou vem sendo ampliados na região.

PARA PESQUISAR:

Antes da criação do sistema, preliminarmente a listagem pode ser acessada CLICANDO AQUI.
Para fazer busca na planilha por assunto, estas são as instruções:
1. Digite:  Ctrl+F
2. Abrirá uma janela de busca, no canto direito superior da tela do navegador. No campo editável, digite a palavra chave para sua pesquisa
3. Os ítens que contém a palavra chave serão exibido com a caixa em destaque um por um (ressaltado em azul).
4. Clique em próximo para ver o próximo ítem, até o fim da pesquisa.


Estão aqui catalogados acervos de diferentes suportes, tais como livros, apostilas, fotografias, imagens digitalizadas, monografias, artigos (impressos ou digitais), documentários, filmes, vídeos, entrevistas de vídeo e áudio e muitos outros. A listagem trata, pois, da catalogação e informações temáticas de cada peça dos acervos, sendo possível identificar seu código e em que instituição está acessível.

COMO SUGERIR OU FAZER PARTE DO PROJETO
Se vc faz parte de uma instituição cultural ou possui acervo em casa e acredita que este seja de interesse público, abordando a temática da memória regional e da preservação cultural, passe a integrar o projeto! Para solicitar sua inclusão, escreva para memoriadoslagos@gmail.com, enviando:
1. currículo do proponente e função na instituição (máximo de 4 mil caracteres)
2. currículo da instituição  (máximo de 4 mil caracteres)
3. Descrição do acervo  (máximo de 4 mil caracteres)

A candidatura será analisada pela coordenação do projeto e, se alinhada à proposta, faremos contato para viabilizar a inserção do mesmo.