quarta-feira, 19 de maio de 2010

A PROPOSTA DO BLOG DA ESTAÇÃO



A proposta do Blog da Estação é trazer para a internet os conceitos das Casas do Patrimônio do IPHAN e usar mais esta ferramenta para disponibilizar ao público em geral informações variadas sobre preservação, bem como colocar em contatos os agentes que movimentam a área com sua criatividade através de projetos espalhados pela região. Enfim, pretende-se fortalecer laços, sempre...


A estrutura do BLOG é simples e seu conteúdo é alimentado por todos os parceiros que tem ações que de alguma forma falam de patrimônio como tema. Ou seja, a proposta é mesmo que seja um conteúdo participativo, portanto, deixe seu comentário ou mande sua sugestão de post por email que botamos no ar!


Pra que vc aproveite tudo que o BLOG tem a oferecer, pensamos numa estrutura que traga novidades de maneira simples e direta. Assim, o Blog está dividido em sessões de diferentes menus, cada qual com um cardápio diferente.


Inicialmente o menu CASAS DO PATRIMÔNIO, trás os conceitos que dão sustentação à proposta (link O CONCEITO), bem como esta introdução, link A PROPOSTA DO BLOG.


Na sequência, no menu PARCEIROS do BLOG DA ESTAÇÃO estão todos os contatos dos autores atuais do blog. Como a idéia é fazer um blog coletivo, se vc quer remeter alguma matéria para ser publicada no Blog ou ainda se sua instituição trabalha com patrimônio em nossa região e gostaria de fazer parte deste projeto, entre em contato com algum autor do seu município já cadastrado!


No menu seguinte são apresentados os PROJETOS E PENDURICALHOS, que traz links como o MAPA DA MINA (que fala dos editais e oportunidades para projetos no campo da cultura e do patrimônio), a AGENDA CULTURAL (trazendo os principais acontecimentos no cenário cultural da região) e o NOTÍCIAS DO PATRIMÔNIO, com releases e links pra matérias da grande mídia que trata de temas relativos à memória e ao patrimônio cultural. Temos ainda os LINKS DO PATRIMÔNIO (que apresenta uma lista de sites de parceiros e atores no campo do patrimônio, fomentando a comunicação e a construção de uma rede). Muito em breve daremos início ao link DEDO DE PROSA, trazendo sempre uma entrevista bacana compartilhando as memórias individuais de figuras legais da nossa Região dos Lagos.


Além destes, ainda neste menu tratamos dos principais projetos estratégicos do ETRL e parceiros em curso na região sobre, tais como o RESTAURO DA ESTAÇÃO DE SPA e o CINE ESTAÇÃO SÃO PEDRO. Através destes links é possível acompnhar passo a passo a obra que vai sediar a Casa do Patrimônio de SPA bem como saber a programação, sinopses e créditos dos filmes agendados para os próximos meses de exibição.


Na sequencia, temos o menu ACERVO DO BLOG, que divulga as notícias postadas no blog pelos parceiros por assunto (CINEMA E PATRIMÔNIO, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, MAPA DA MINA, etc.) e ainda por município, pra que vc possa pesquisar o que anda rolando, ou já rolou, em sua região de maneira mais objetiva.


Não menos importante, o menu LEGISLAÇÃO URBANA E PROCESSOS vem logo a seguir, oferecendo links para o download dos Mapas de Critérios de Cabo Frio e de São Pedro da Aldeia, áreas tombadas pelo IPHAN. Tais mapas descrevem de maneira gráfica e textual a áreas nas quais incidem critérios edilícios especiais destinados à preservação do patrimônio destas duas cidades. Vai construir sua casa ou reformar seu imóvel? Pois então faça o download dos mapas e saiba o que vc deve fazer pra estar dentro do clima da preservação. Neste Menu ainda, o link para acompanhamento de processos internos no IPHAN-RJ, basta ter em mãos seu número de protocolo...


Enfim, a proposta é dar instrumentos pra que a comunicação aconteça e que a informação circule, fortalecendo a área da cultura e do patrimônio e incentivando seus agentes a contruir uma rede sólida em defesa ao patrimônio e em favor daqueles que querem empunhar esta bandeira.


Aproveitem!

Um comentário:

  1. O texto está ótimo, bem objetivo e dá pra enterder direitinho todas as possibilidades do blog, parabéns, Carla

    ResponderExcluir