MAPA DA MINA


"Que procura acha!" Mas não custa nada uma maozinha, né mesmo? Pois foi pensando nisso que montamos este link. Aqui você encontra um calendário bastante completo dos editais e oportunidades no campo da cultura e do patrimônio. A idéia é divulgar os editais, cursos, concursos, premiações e por aí vai. Enfim, o melhor que estiver rolando em termos de oportunidade de montar e realizar projetos culturais. 


Abaixo vc pode ter acesso aos links que o Blog Estação do Patrimônio fornece, indicando o caminho das pedras que sempre estão disponíveis. Além destes, ao longo do tempo, os parceiros vão postando novas mensagens com anúncios de editais e oportunidades de trabalho no campo da cultura. Para acessar este acervo de mensagens do Mapa da Mina, clique aqui ou vá no menu Acervo do Blog, clicando em  Mapa da Mina.


Bom, como citamos anteriormente, além do acervo de mensagens, disponibilizamos abaixo os links permanentes do Mapa da Mina:


- EDITAIS DO IPHAN
Neste link o IPHAN divulga seus editais abertos para as mais diversas oportunidades de trabalho no campo do patrimônio.


ISENÇÃO FISCAL E O INCENTIVO À CULTURA
   Uma das grandes estratégias atuais da aplicação e da captação de recursos no campo dos projetos de cultura nas mais diversas áreas são as leis de isenção fiscal. Por meio deste instrumento, os projetos que se enquadrarem em um de seus campos de atuação (acredite, são muitos e certamente sua idéia pode ser contemplada) podem receber recursos de patrocínio, possibilitando ao patrocinador abater de seu imposto a pagar o montante (ou parte dele) aplicado no patrocínio.
   Saber manejar estas leis significa ter nas mão um instrumento fundamental pra viabilização dos projetos culturais independentes ou até mesmo governamentais. Tendo seu projeto enquadrado em uma das leis hoje disponíveis possibilita que o proponente possa buscar com suas próprias pernas o patrocinio - oferecendo a empresas e mecenas em geral uma oportunidade muitas vezes sem custo (quando a isenção fiscal é de 100% do valor aplicado) - ou ainda abre a possibilidade de participar dos grandes (e pequenos) editais lançados no país, como o Petrobrás Cultural, Correio Cultural, etc.
   Abaixo seguem alguns links que dão importante atalhos pra que vc possa se enteirar e estudar um pouco mais o assunto:


- LEI DE INCENTIVO À CULTURA e o SALICWEB:
A Lei Rouanet é o principal instrumento federal de incentivo à cultura. Por meio dele empresas e pessoas físicas podem aplicar recursos em projetos culturais, com direito à abatimento em seu Imposto de Renda. O processo de inscrição de projetos é simples e atualmente as propostas de projetos podem ser enquadradas na Lei Rouanet de maneira inteiramente digital por do Salicweb. Nos links abaixo vc pode encontrar maiores informação sobre as modalidades oferecidas pela lei e como ter acesso a elas.

Links relacionados:
- Salicweb: site de inscrição de projetos para que sejam chancelados pela lei de incentivo e possam passar a receber recursos vindos de deduções fiscais de patrocinadores
   - Passo a passo da Lei Rouanet
   - Tutorial em vídeo do SalicWeb
   Manual do Salicweb
- Blog da Lei Rouanet (conheça as mudanças que a lei Rouanet está sofrendo. É pra melhor!)




- LEI ESTADUAL (RJ) de INCENTIVO À CULTURA (LEI DO ICMS):
Semelhante à Lei Rouanet, esta é uma modalidade estadual (RJ) de incentivo que oferece aos patrocinadores a possibilidade de aplicar recursos em projetos culturais, deduzindo os gastos do ICMS a ser pago no estado do Rio de Janeiro.



Links relacionados:
- Site da Lei de Incentivo RJ: aqui vc encontra todas as explicações sobre como inscrever seu projeto
- Suporte: telefones e outros contatos para tirar dúvidas, veja abaixo:



Dúvidas sobre o Sistema de Inscrição e Avaliação de Projetos
entrar em contato pelo e-mail: escritorio.leicult2010@cultura.rj.gov.br
indicando no assunto: [sistema]

Dúvidas sobre preenchimento do Cadastro de Proponente
entrar em contato pelo e-mail: escritorio.leicult2010@cultura.rj.gov.br
indicando no assunto: [proponente]

Dúvidas sobre preenchimento do Cadastro de Projeto
entrar em contato pelo e-mail: escritorio.leicult2010@cultura.rj.gov.br
indicando no assunto: [projeto]

Atendimento Telefônico
(21) 2333 4106
(21) 2333 4107

Atendimento presencial (mediante agendamento)
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 13h ou das 14h às 17h

Secretaria de Estado de Cultura
Escritório de Apoio à Produção Cultural
Rua da Ajuda, nº 5 – 13º andar




- LEGISLAÇÕES DE INCENTIVO À CULTURA
Neste link vc será redirecionado ao site da revista Marketing Cultural. Lá vc encontra um apanhado das leis por estado e também leis federais de incentivo à cultura. Explore os links e se informe! as oportunidades são muitas, pois o marketing cultural vem cada vez mais ganhando espaço entre a estratégia das empresas brasileiras, o que consolida um campo cada vez mais seguro de trabalho para produtores e demais atores da cultura.