quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Especial II: Oficina de Estudos da Preservação Cabo Frio 2011 - 18 de Agosto de 2011

Edição especial para a I Semana Fluminense do Patrimônio



O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Universidade Estácio de Sá/Cabo Frio convidam para a palestra

Índios em São Pedro da Aldeia/RJ.


 

Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira 

Historiador, pesquisador e Mestre em História Social (UFRJ)

 


Local:

Auditório da Universidade Estácio de Sá/ Campus Cabo Frio-RJ
Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº - lote 19. 

Bairro Braga - Cabo Frio/RJ. Tel: (22) 2646-2100


Data
:
18/08/2011, às 19 horas
quinta-feira

E N T R A D A   F R A N C A


Informações pelo telefone (22) 26219367 ou pelo e-mail 

agendaetrl@gmail.com


 

Ainda sobre o palestrante:

 

Professor da Universidade Veiga de Almeida. Bolsista da Capes. Doutorando em História (UFF).  Mestre em História Social (UFRJ). Professor das redes municipais de ensino de Cabo Frio e Armação dos Búzios. Coordenador da pesquisa "História da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio" (Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia). Co-autor do livro "Os índios na história da aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII-XIX".


O pesquisador ganhou menção honrosa no Concurso de Monografias do Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 2010, com a sua dissertação de mestrado. Para além disso, possui uma série de artigos publicados a respeito da História Militar no período colonial e sobre Educação.


 

Sinopse:

 

A ideia desta palestra é contribuir para o resgate da história indígena da Região dos Lagos, em especial em seu período colonial e imperial. O tema, infelizmente, tem sido bastante negligenciado pelos estudos locais, tanto os empreendidos pelos pioneiros memorialistas regionais, como por historiadores de ofício. Em especial, iremos tratar como foi o processo de "desapropriação" das terras do Aldeamento de São Pedro de Cabo Frio ao longo do século XIX. Para tal, juntamente com os participantes da palestra, iremos analisar algumas fontes primárias até então não analisadas pela historiografia. Nesse sentido, a atividade se insere no projeto de pesquisa "História da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio", que pretende resgatar a memória indígena da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário