segunda-feira, 26 de julho de 2010

Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária em Quissamã

Sit02

O desenvolvimento do turismo no município pode estar nos trilhos da revitalização ferroviária. Este é um dos pontos básicos que será discutido durante o Encontro Regional de Preservação e Revitalização Ferroviária, nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), a partir das 8h, no Cine Quissamã. Com palestras, debates e troca de experiências, o evento reunirá várias personalidades de instituições ligadas aos setores ferroviário, turístico e cultural do país.

O Encontro é realizado pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultural e Lazer, em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC) e o Movimento de Preservação Ferroviária (MPF). Os interessados em participar do evento devem se inscrever na sede da Fundação Cultural (avenida Amílcar Pereira da Silva, 727, Piteiras – telefone/fax (22) 2768-9450) ou pela internet (www.trembrasil.org.br ou fcultura.quissama@gmail.com).

“A importância do evento é ratificar o potencial de Quissamã no que diz respeito ao turismo ferroviário”, afirma a historiadora da Fundação Cultural, Clara Paulino, ressaltando que a escolha de Quissamã como sede do evento tem relação com a postura da Prefeitura em incentivar o turismo histórico, inclusive com base na preservação dos bens do patrimônio ferroviário local.

Entre as ações do governo municipal, vale destacar a futura restauração da Estação Ferroviária de Conde de Araruama e a réplica de Estação Ferroviária da Freguesia (inaugurada em 2009), que fica no pátio do Centro Cultural Sobradinho.

Programação - Este é o quarto encontro de 2010, sendo que os primeiros foram em Juiz de Fora (MG), Barra do Piraí (RJ) e Cataguases (MG). De acordo com a programação, o evento que será realizado no Cine Quissamã, a partir desta sexta-feira (30), terá abertura oficial às 9h. Na ocasião, estarão presentes, além do prefeito Armando Carneiro; o Diretor Executivo da Sesef (Serviço Social das Estradas de Ferro), Jorge Moura; e o presidente da ABOTTC, Sávio Neves Filho.

A partir daí, outros representantes dos setores relacionados ao sistema ferroviário, além de turismo e cultura versarão sobre diversos temas, como Turismo Cultural Ferroviário e Desenvolvimento Econômico; Turismo Cultural Ferroviário no Estado do Rio de Janeiro; Preservação e Revitalização Ferroviária – O papel do MPF; Implantação e Funcionamento de Museus Ferroviários; e Manual da Apresentação de Projetos de Trens Turísticos e Culturais; além do lançamento do livro Trilhos & Letras.

No segundo e último dia do evento – sábado (31) – as palestras serão sobre Trens Turísticos e Culturais – Experiências Empresariais/Vídeos; Preservação e Revitalização Ferroviária – A experiência da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária)/O projeto para Quissamã; Ferrovia no Norte Fluminense – História e Perspectivas; Trens Turísticos e Culturais – Novos Projetos; e Elaboração de Projeto / Captação de Recursos. Ao final será redigida a Carta de Quissamã (ata da reunião), com conclusões e recomendações obtidas a partir do evento, que deverão ser discutidas na próxima reunião, prevista para acontecer em agosto, em João Pessoa (PB).


Fonte:http://www.quissama.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário