quarta-feira, 16 de junho de 2010

Programação Cine Estação SPA: Filme do dia 17 de Junho/2010

O Cine Estação São Pedro é um projeto fruto da parceria do IPHAN com o Cine Mais Cultura (uma ação do Programa Mais Cultura do MinC) que tem por intuito implantar em cidades históricas brasileiras salas de cinema que possibilitem o uso desta incrível ferramenta como instrumento de difusão e debate do patrimônio para o público em geral.

Desde maio de 2010, o projeto realiza suas exibições gratuitamente toda quinta-feira, 19hs, no O Teatro Municipal Átila Costa (Rua Francisco Santos Silva s/nº, no bairro Nova São Pedro). O cinema possui público máximo de 350 pessoas e as entradas são distribuídas no local, portanto, chegue pelo menos 30 minutos antes!


Confira abaixo a Programação do dia 17 de Junho de 2010 às 19:00

Temática: Patrimônio imaterial e tradições culturais nos municípios de Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Quissamã e São Pedro da Aldeia


Filme 01. Tema Casimiro de Abreu:

Quilombo . 16min . Nina Tedesco

O filme de 16 minutos, dirigido pela jovem cineasta Nina Tedesco, traz depoimentos de moradores da região de Casimiro de Abreu, pesquisadores e professores. Um dos protagonistas do documentário é Alci da Silva, de 89 anos, mais conhecido como “seu Cicí”. Ele é membro da última família de negros que viveu na localidade serrana casimirense chama Quilombo, mas que foi expulsa por descendentes de colonizadores suíços, há aproximadamente 40 anos.


Filme 02. Tema São Pedro da Aldeia (reprise):
Sal da Terra . 10min . Bela Moraes, Mirian Villas Boas, Priscila Lopes, Tainá Silva, Tito Ceristian e Vanessa Dias Still.
O salineiro teimoso assiste às salinas virando cidades e o barracão se decompondo. O sal pronto para ser tirado é agora levado pela chuva ou substituído pelo concreto. A sabedoria de um solitário trabalhador iletrado com seus pés fundidos a salmoura revelam a tristeza de um previsível fim.

Filme 03. Tema Cabo Frio:
Insuficiência . 10min . Oficina de Cinema Ambiental HumanoMar
Os pescadores artesanais sentem-se desvalorizados e excluídos. Não conseguem competir com o poder financeiro das indústrias pesqueiras e convivem com o desenvolvimento da atividade petrolífera na região sem serem contemplados com investimentos em infra-estrutura de apoio a sua atividade.

Filme 04. Tema Quissamã:
Kissama - Quissamã
Documentário que relata viagem a África em busca das origens africanas de Quissamã.

_________________________________________________________________________

O Cine Estação São Pedro é um projeto conjunto do IPHAN-RJ, Cine Mais Cultura (Programa Mais Cultura do MinC) e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, destinado à utilizar o cinema, de maneira gratuita, como ferramenta fomento da cultura e da preservação da memória.

_________________________________________________________________________

Se vc não recebe o informativo das exibições semanais do Cine Estação São Pedro, peça já o seu cadastro pelo e-mail cinemasaopedro@gmail.com ou ligue para 022-26276061 (Renan) e faça seu cadastro! A programação dos próximos meses está ainda disponível no Blog Estação do Patrimônioem http://estacaodopatrimonio.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário