quarta-feira, 16 de junho de 2010

IPHAN Região dos Lagos convida para I Oficina de Fomento a Gestão Cultural

Dando continuidade às ações de implantação do Plano de Ação das Cidades Históricas nos municípios de Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Quissamã e São Pedro da Aldeia, o IPHAN-RJ, por meio de seu Escritório Técnico na Região dos Lagos- ETRL, convida aos produtores culturais da região para a I Oficina de Fomento a Gestão Cultural, que acontecerá em Cabo Frio, nos dias 17 e 18 de Junho de 2010.

À exceção das exibições do Cine Estação São Pedro (que acontecem no teatro Átila Costa, em São Pedro da Aldeia), todas as conferências e serão realizadas em Cabo Frio, nas dependências do Museu de Arte Religiosa e Tradicional, situado no Convento de Nossa Senhora dos Anjos (Largo de Sto Antonio, s/n. Centro).
Como o número de vagas é limitado, solicitamos que os interessados entrem em contato com este ETRL (022-2646-4333, Tratar com Nilza Conrado) pra efetuar sua inscrição.

Segue abaixo a Programação:

I Oficina de Fomento a Gestão Cultural

Dia 17/06/2010
Atividades de Fomento I
- 14:00hs: Apresentação sobre a Fundação Cultural de Quissamã
- 15:30hs: Apresentação do Blog Estação do Patrimônio
- 16:30hs: Debate
-19hs: Exibição semanal do Cine Estação São Pedro
Temática: Patrimônio imaterial e tradições culturais nos municípios de Casimiro de Abreu, Cabo Frio, Quissamã e São Pedro da Aldeia

Filme 01. Tema Casimiro de Abreu:
Quilombo . 16min . Nina Tedesco
O filme de 16 minutos, dirigido pela jovem cineasta Nina Tedesco, traz depoimentos de moradores da região de Casimiro de Abreu, pesquisadores e professores. Um dos protagonistas do documentário é Alci da Silva, de 89 anos, mais conhecido como “seu Cicí”. Ele é membro da última família de negros que viveu na localidade serrana casimirense chamada Quilombo, mas que foi expulsa por descendentes de colonizadores suíços, há aproximadamente 40 anos.

Filme 02. Tema São Pedro da Aldeia:
Sal da Terra . 10min . Bela Moraes, Mirian Villas Boas, Priscila Lopes, Tainá Silva, Tito Ceristian e Vanessa Dias Still.
O salineiro teimoso assiste às salinas virando cidades e o barracão se decompondo. O sal pronto para ser tirado é agora levado pela chuva ou substituído pelo concreto. A sabedoria de um solitário trabalhador iletrado com seus pés fundidos a salmoura revelam a tristeza de um previsível fim.

Filme 03. Tema Cabo Frio:
Insuficiência . 10min . Oficina de Cinema Ambiental HumanoMar
Os pescadores artesanais sentem-se desvalorizados e excluídos. Não conseguem competir com o poder financeiro das indústrias pesqueiras e convivem com o desenvolvimento da atividade petrolífera na região sem serem contemplados com investimentos em infra-estrutura de apoio a sua atividade.

Filme 04. Tema Quissamã:
Kissama - Quissamã
Documentário que relata viagem a África em busca das origens africanas de Quissamã.

Dia 18/06/2010
Atividades de Fomento II
- 10:00hs: Elaboração de Projetos para a Lei Rouanet (ministrada por técnicos do IPHAN-RJ e IBRAM)
- 11:30hs: Debate
- 12hs: Intervalo para Almoço
- 14:00hs: Elaboração de Projetos para a Lei do ICMS (ministrada por Mariana Várzea, Superintendente da Lei de Incentivo/RJ)
- 15:30hs: Debate

--------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário