No próximo dia 03 de julho, na sede da Secretaria de Agricultura de Cabo Frio, Fazenda Campos Novos, o Grupo Buscando Raízes receberá o Prêmio Cultura Populares 2009, concedido pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. O prêmio é em reconhecimento a pesquisa e preservação da identidade cultural brasileira, cujo resultado foi a produção do documentário ”Ibiri; Tua boca fala por nós.” O filme é fruto da pesquisa da historiadora Nilma Teixeira sobre as irmãs Conceição da Silva, últimas remanescentes de um grupo de escravos vindos do Congo para a região de Papicu, em São Pedro da Aldeia, RJ. Após a violenta expulsão da terra que possuíam, as irmãs sobrevivem hoje na área rural de Iguaba Grande, município da Região dos Lagos a 123 quilômetros do Rio de Janeiro. Isoladas e cultivando hábitos de seus ancestrais, sonham com a posse de uma terra para cultivarem e garantir a sobrevivência. Prêmio de público na sessão francesa do Festival 2009, no Museu do Quai Branly, em Paris.
Programação dia 03 de julho de 2010:
9h - Exposição "Arte de Raízes". Mostra dos trabalhos de Mestre Souza
9h30 - Mesa de Abertura :Pref. de Cabo Frio, Representante do Min. da Cultura, Representante da Sec. de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Secr. de Agricultura de Cabo Frio, Representante da Fundação Palmares e Representante do Grupo Buscando Raízes.
10h - Homenagem aos mantenedores da memória e tradições afro
11h - Exibição do documentário Ibiri tua boca fala por nós .Prêmio de Público no Festival de Filmes de Pesquisa sobre a escravidão .Univ. de Estudos Sociais (Paris)
11h30- Apresentação do Coral de Cabo Frio
12h - Apresentação de Folias de Reis
13 - Almoço
Local: Fazenda Campos Novos (sede da Secretaria de Agricultura de Cabo Frio)
Rodovia Amaral Peixoto, Km 124. Campos Novos - Cabo Frio – Informações –
Nenhum comentário:
Postar um comentário