terça-feira, 29 de junho de 2010

Escritório do Iphan na Região dos Lagos realiza encontro técnico do PACH

Iphan realiza encontro técnico do PACH
Plano envolve instituições no apoio a recuperação e revitalização de centros históricos.

Notícia publicada em:17/06/2010


Nesta semana, entre os dias 16 e 18 de junho, está sendo realizado, através do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no Museu de Arte Sacra de Cabo Frio, o Encontro Técnico do PACH – Plano de Ação de Cidades Históricas – que tem como principal objetivo dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento do mesmo.

O PACH foi lançado em outubro de 2009 e é articulado pela Casa Civil, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio do Iphan; Ministérios do Turismo, da Educação, e das Cidades; Petrobras; Eletrobrás; Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

O Plano envolve instituições federais e estaduais para apoiar o desenvolvimento, a recuperação e a revitalização das cidades históricas do País e abrangerá 173 localidades, em todos os estados brasileiros. A iniciativa também visa os desenvolvimentos urbano, econômico e social de cada município contemplado e a melhoria da qualidade de vida de seus moradores.

Representantes dos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Quissamã e Casimiro de Abreu estão participando do evento e conhecendo um pouco mais sobre as ações e projetos que cada cidade está elaborando.

Nesta última quarta-feira, dia 16, Cláudia Magalhães, do Departamento de Captação e Gestão de Recursos da Secretaria de Governo de Cabo Frio, apresentou os principais objetivos e ações que estão sendo desenvolvidos na cidade.

- Revitalizar e consolidar o circuito histórico de Cabo Frio e o conjunto arquitetônico da Fazenda Campos Novos são algumas das nossas principais metas – afirma.

Entre elas, há ainda a preservação da história e da memória do Caminho de Darwin e do Caminho dos Jesuítas, o fomento e resgate da identidade histórica da cidade, evidenciando o patrimônio existente e promovendo o turismo como fator de desenvolvimento sócio-econômico e sócio ambiental sustentável.

Na quinta-feira, dia 17, serão apresentados os PACH de Quissamã e Casimiro de Abreu, das 9h às 16:30h, com pausa às 12h para o almoço; na sexta-feira, dia 18, às 10h, serão elaborados os projetos para a Lei Rouanet, com orientação de técnicos do Iphan e do Ibram; no mesmo dia, às 14h, Mariana Várzea, Superintendente da Lei de Incentivo, vai falar sobre a elaboração de projetos para a Lei do ICMS.


Fonte: SECOM Cabo Frio
Disponível em: http://www.vejalagos.com/macae/noticia/iphan-realiza-encontro-tecnico-do-pach.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário