domingo, 30 de maio de 2010

Revitalização de antiga Estação Ferroviária em em Quissamã em foco


Arquitetos do Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos - ETRL estiveram na última semana visitando a cidade de Quissamã/RJ. O intuito principal da viagem foi proceder vistoria ao complexo arquitetônico da Estação Conde de Araruama e do antigo Armazém Ribeiro & Filhos, bens remanescentes da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA naquela cidade, uma vez que o IPHAN em parceria à Prefeitura de Quissamã pretendem aplicar ao todo na revitalização dos imóveis, ainda em 2010, aproximadamente 608 mil reais (486, 4 mil reais aplicados pelo IPHAN e outros 121,6 mil pela Prefeitura de Quissamã). Com as obras os edifícios ganharão utilização voltada à cultura e à preservação, servindo de receptivo turístico da cidade, bem como abrigando espaço multifuncional para realização de oficinas e cursos diversos. Os recursos já encontram-se disponíveis, os projetos elaborados já foram revistos e o edital de licitação deve ser publicado em breve.

A ação faz parte do bojo de propostas que compõem o plano de Ação das Cidades Históricas de Quissamã – PACH, elaborado em 2009, em atenção a chamada pública nacional do IPHAN. Tal Chamada Pública convidava as cidades históricas brasileiras (abrangendo ainda municípios que tivessem bens culturais tutelados nacionalmente ou em estudo de tombamento) para pactuação de uma agenda comum entre as três esferas de governança (municipal, estadual e federal) para atuação no campo do patrimônio e da memória.

O Estado do Rio de Janeiro, proporcionalmente em relação ao número de municípios, destacou-se entre as unidades da federação pela alta adesão ao PACH. No âmbito de atuação do ETRL, além de Quissamã, outros três municípios elaboraram seus PACH, sendo eles: Cabo Frio, Casimiro de Abreu e São Pedro da Aldeia. Este último futura sede do IPHAN na Região do Lagos, que se instalará na antiga estação ferroviária de São Pedro da Aldeia, que atualmente está sendo inteiramente restaurada pelo IPHAN.


Maiores Informações:
Ivo Barreto (Chefe do ETRL) ou Matheus Guerra (arquiteto ETRL): 022-26464333

Nenhum comentário:

Postar um comentário