segunda-feira, 28 de setembro de 2015

PALESTRA SOBRE ALDEAMENTOS INDÍGENAS NA REGIÃO ENCERRA A 9ª PRIMAVERA DOS MUSEUS NO MART

Cabo Frio 400 Anos

Hoje no Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Mart, às 18 horas, acontece a palestra "Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios - 1740". A fala será conduzida pelo historiador Luís Guilherme Scaldaferri Moreira, autor, juntamente com Janderson Bax Carneiro, do livro Os índios na História da Aldeia de São Pedro de Cabo Frio – séculos XVII-XIX.

Luís Guilherme é doutor em História pela UFF e mestre em História Social pela UFRJ e possui experiência na área com ênfase em História Moderna e do Brasil e em Educação. Em 2012, lançou o Atlas Histórico e Geográfico Escolar de São Pedro da Aldeia em coautoria com Maria Catarina da Silva Azevedo e, em 2013, o documentário A Pesca Artesanal em Armação dos Búzios (IPHAN/Secretária de Educação de Armação dos Búzios). É professor da Universidade Veiga de Almeida e da Universidade Cândido Mendes/Instituto ProMinas.

O evento, que encerra a programação da 9ª Primavera dos Museus no Mart, integra o Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos realizado pelo Centro de Memória Márcio Werneck do IFFluminense Campus Cabo Frio. Os encontros acontecem até o final do ano e a programação é realizada no Centro de Estudos Natália Caldonazzi ou no museu (palestras de hoje, 28, e de 09/11), em Cabo Frio (RJ), sempre às 18 horas.

O Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 anos possui o apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e da ANPUH-RJ (Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro). O Mart/Ibram, o Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio são parceiros.

O endereço do Mart é Largo Santo Antônio, s/nº, Centro (antigo convento de N. S. dos Anjos) e o telefone para informações (22) 2646-7340.

Confira a programação do Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos do IFF no Mart:

Dia 28/09 (segunda-feira)    Luís G. Scaldaferri Moreira
Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740)

Dia 09/11 (segunda-feira)    Maria Fernanda Pinheiro
O Mart e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos

9ª Primavera dos Museus: de 21 a 27 de setembro. Consulte a programação em www.museus.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário