quarta-feira, 9 de setembro de 2015

CABO FRIO É TEMA DE ENCONTROS COM PESQUISADORES



Os eventos integram o Ciclo de Palestras que comemora os 400 anos da cidade de Cabo Frio

As transformações por que passou Cabo Frio nestes 400 anos e a preservação de elementos que caracterizam a cidade desde antes de sua fundação têm sido debatidas ao longo do ano em palestras com especialistas das mais variadas áreas. No mês de setembro, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART) sediará os eventos, que são realizados pelo Centro de Memória Márcio Werneck do IFF – Campus Cabo Frio. Os encontros serão sempre às 18 horas.
Na sexta, dia 11, o historiador Walter Luiz Pereira falará sobre a Companhia Nacional de Álcalis. Segunda, dia 14, será a vez do arquiteto Ivo Barreto que explanará sobre o conjunto paisagístico de Cabo Frio. No dia 25, sexta, o ambientalista Ernesto Galiotto ministrará palestra sobre a cultura da região por terra e ar.
Encerrando o ciclo de palestras no mês de setembro, e em meio às atividades da Primavera dos Museus no MART que neste ano tem por temática “Museus e Memória Indígena”, o historiador Luís Guilherme Scaldaferri falará de aldeamentos indígenas em São Pedro e em Armação dos Búzios.
As palestras são parte do projeto deflagrado no primeiro semestre de 2015 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Estão previstos encontros até o final do ano, sendo que em novembro, dia 09 (segunda-feira), os interessados poderão conhecer mais sobre o antigo Convento N. S. Anjos, sede do MART, e as atividades do museu vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em visita mediada por Maria Fernanda Pinheiro, diretora da instituição.
O Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos tem o apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e da ANPUH-RJ (Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro).  
O endereço do MART, local dos eventos relacionados, é Largo Santo Antônio, s/nº (antigo Convento N. S. dos Anjos) – Centro, Cabo Frio (RJ). 
Confira a programação:

Dia 11/09 (sexta-feira)    Walter Luiz C. M. Pereira
Estado e empresa estatal: o caso da Companhia Nacional de Álcalis 


Dia 14/09 (segunda-feira)    Ivo Barreto
O Conjunto Paisagístico de Cabo Frio: valores, lacunas e perspectivas de preservação

Dia 25/09 (sexta-feira)    Ernesto Galiotto
A cultura da Região dos Lagos por terra e ar

Dia 28/09 (segunda-feira)    Luís G. Scaldaferri Moreira
Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740)


Dia 09/11 (segunda-feira)    Maria Fernanda Pinheiro
O MART e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos



Informações podem ser obtidas no MART pelo telefone (22) 2646-7340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário