quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Exposição sobre Marcio Werneck será inaugurada no próximo dia 15 de agosto



A partir do dia 15 de agosto, o
 escritor e historiador, Marcio Werneck, será o tema da exposição que acontecerá no Charitas – Museu e Casa de Cultura José de Dome - na Sala Vitorino Carriço. Intitulada “Vida e obra de Marcio Werneck”, a mostra ficará aberta ao público até o dia 15 de setembro, e promete reunir diversas ações em memória do pesquisador, que dedicou boa parte da sua vida a diversos estudos sobre a história do Brasil e da Região dos Lagos, especificamente de Cabo Frio e Búzios. 

A exposição, que faz parte da programação da Semana Fluminense do Patrimônio, conta a história de Werneck, passando pela sua cronologia (1944 – 2004), as suas origens na cidade do Rio de Janeiro, Paty dos Alferes, Paraíba do Sul e Belém do Pará. Confere destaque, ainda, a sua vida escolar, sua paixão pela fotografia e comunicação, sua rica produção de pesquisas diversas, desde que fixou residência em Cabo Frio, e ainda os seus livros e prêmios conquistados.

Todas as etapas da exposição contam com rico material ilustrativo, incluindo fotos - muitas das quais ainda inéditas para o público, cartazes e reportagens sobre o historiador e sua pesquisa. A exposição terá, ainda, um cantinho montado com o objetivo de transpor o visitante ao escritório do pesquisador, que ficava na casa onde residiu à Rua Francisco Paranhos, no bairro da Vila Nova, em Cabo Frio.

Toda essa produção de cerca de 30 anos de pesquisa, produziu um acervo único na região, que vem sendo trabalhado, por uma equipe multidisciplinar do IPHAN, composta por técnicos e estagiários. E será entregue formalmente à instituição, em convênio com o IFF, por meio de cerimônia a ser realizada no mês de setembro. A instituição entendeu que a entrega de forma gratuita, com a contrapartida social do resgate e acesso ao público do acervo, seria importante para a preservação de documentos com tamanha relevância para o patrimônio histórico e cultural, principalmente no âmbito regional.

A próxima etapa é permitir o acesso presencial dos visitantes ao acervo físico que ficará em uma sala única na sede do IFF, localizado entre as cidades de Cabo Frio e Búzios. Outras ações serão realizadas no sentido de viabilizar parte do acervo de maneira digital, através de um portal na internet. Também está na pauta o lançamento de mais uma edição de cada um dos três livros que foram lançados. E o lançamento de um livro baseado em estudo inédito sobre Búzios.

A exposição é a primeira das ações para viabilizar o acesso amplo a esse acervo, de extrema importância histórica e cultural para a região, e também homenagear os 70 anos de Marcio Werneck. Tem realização da Premissa Assessoria e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Galiotto Artes e Vidraçaria Cabo Frio. O Charitas fica na Avenida Assunção, 885, no Centro de Cabo Frio. Funciona de terça a domingo, das 14h às 19h, e sábados, domingos e feriados até às 20h, com entrada gratuita. Outras informações pelo telefone de contato da empresa: (22) 99861-1085.

ACERVO MÁRCIO WERNECK – É resultado de cerca de três décadas de pesquisa especializada nas áreas da pré-história, história, geografia, biologia, ecologia, arte, cultura, além de uma vasta iconografia do estado e da região. Contém, aproximadamente, 1.500 livros, 250 encadernações, 400 pastas suspensas, 3.000 fichas, 700 edições de jornais, mapoteca com 82 mapas coloridos, 2.000 fotografias das cidades e 160 fitas cassetes de entrevistas com personalidades de Cabo Frio e Búzios e, ainda, 1.500 negativos e 700 slides.

Um comentário: