Os mestres eleitos conselheiros tomam posse no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro |
A eleição, realizada na Conferência Regional da Capoeira, no Centro Cultural Cartola, contou com a presença de aproximadamente 300 mestres e capoeiristas. Foram eleitos 30 conselheiros titulares e 30 suplentes, 15 da região metropolitana e 15 do interior do estado. Entre as atribuições do Conselho está a divulgação, identificação e desenvolvimento de pedagogias da capoeira e a criação de fóruns temáticos.
Considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil, o ofício dos mestres de capoeira e a roda de capoeira foram registrados pelo IPHAN, respectivamente, no livro de Registro dos Saberes e no de Formas de Expressão, em outubro de 2008.
Vários mestres e capoeiristas estiveram na cerimônia, que conteou ainda com as presenças de Néia Daniel, Superintendente da Palmares-RJ; Ivo Barreto, Superintendente do Iphan - RJ; Paulo Vidal, Diretor Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac; Jurema Machado, Presidente do Iphan; Célia Corsino, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN; e, Marcelo Velloso, Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Texto: Ascom IPHAN
Fotos: Ascom INEPAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário