quarta-feira, 7 de maio de 2014

Resgate da Memória Rural Aldeense

O ETRL e a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, ingressaram com nova frente de pesquisa: o programa "Resgate da Memória Rural Aldeense", que foi dividido em duas partes. A primeira, é no âmbito do projeto político-pedagógico das escolas da zona rural (no entorno do bairro da Cruz), que irá envolver a comunidade escolar em atividades para reconhecer e identificar a herança cultural da região.

Ao mesmo tempo, uma outra etapa do programa se dará por pesquisas de campo realizadas pelas professoras pesquisadoras Elizabeth Franco e Flavia Santos, que, a partir de apontamentos da comunidade, documentam os vestígios e buscam , através de parcerias com outros pesquisadores e entidades, identificação do material encontrado.

Mangueira centenária na localidade Café. Foto: Beth Franco
"Ouvi vários relatos de algumas pessoas da localidade Café [bairro ainda não oficializado] contando que em uma fazenda existiu uma criação de bicho da seda que se alimentava de folhas de jamelão. Eu estranhei pois eles só se alimentam de folhas de amoreira. Fomos ao local citado e encontramos vestígios dos casulos das lagartas nas árvores. Registramos e enviamos à um especialista em insetos, que confirmou se tratar do bicho da seda", exemplifica Beth Franco, com um caso recente da pesquisa.

O programa aldeense acaba de ser abraçado por outro similar, que vem sendo desenvolvido há 5 anos em Oriximiná/PA pela Universidade Federal Fluminense (UFF), através de sua Pró-reitoria de extensão. Tal parceria dará apoio técnico e teórico aos pesquisadores e professores envolvidos.

Em virtude da Festa do Trabalhador Rural, realizada no feriado do trabalhador (festa essa que não era realizada na comunidade há 21 anos), foi elaborado um vídeo com fotografias para conhecimento e divulgação da área rural em questão. O vídeo mostra fotos com belezas naturais que, para a maioria das pessoas, passam despercebidas. Confira!




Veja aqui a matéria sobre a Festa do Trabalhador Rural (Clique aqui)


Texto: Junior Silgueiro/Ass. Com. ETRL-IPHAN/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário