segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ação entre empresa de transportes e IPHAN-RJ visa conscientizar turistas a preservar pratimônio histórico

Numa inovadora parceria, o IPHAN-RJ, através do Escritório Técnico na Região dos Lagos, e a Auto Viação Salineira, distribuirão até o dia 02 de fevereiro, 40 mil sacolas plásticas oxi-biodegradáveis aos turistas e frequentadores das praias da região. A primeira distribuição ocorreu no sábado (18), na Praia do Forte, em Cabo Frio, área tombada pelo Iphan.

Equipe de distribuição Foto: Ascom Salineira

Além da distribuição das sacolas, os banhistas serão orientados quanto à importância da preservação deste patrimônio. O objetivo da ação é reforçar a conscientização do recolhimento dos resíduos – como palitos de picolé, guimbas de cigarro, embalagens em geral, tampas de garrafa e latas – que são jogados nas areias das praias.

“Sabemos da importância de preservarmos a nossa natureza e o nosso ecossistema. A ideia de firmarmos parceria com o Iphan na Campanha Lixo em Movimento - Operação Praia Limpa foi muito válida para darmos a dimensão e a atenção necessárias que esse tipo de ação merece. Devemos preservar nossas praias e nossa natureza”, disse Phillipe Belo, da assessor de imprensa da Salineira.

A operação Praia Limpa, que integra o Projeto Lixo em Movimento, organizado e realizado pela empresa de transportes, continua hoje (21), e 25 de janeiro na Praia do Forte. Segue para a praia de Geribá (24 e 31 de janeiro), em Búzios. Nos dias 26/01 e 02/02 o trabalho será na Praia Grande, em Arraial do Cabo. E no dia 01 de fevereiro, está previsto para acontecer nas praias do Forte, do Peró e das Conchas, em Cabo Frio.

Praia do Forte no primeira dia de distribuição das sacolas. Foto: Ascom Salineira


“É muito positivo quando empresas privadas tomam a responsabilidade da preservação do patrimônio, principalmente quando é uma contrapartida do uso que elas fazem da cidade”, disse Gabriela Rangel Silgueiro, chefe do ETRL/IPHAN-RJ.

Quem acessar, através do smartphone, o código impresso nas sacolas, terá informações sobre o Convento Nossa Senhora dos Anjos, um dos mais importantes patrimônios históricos de Cabo Frio e do Brasil, também tombado pelo Iphan.

Frente e verso da sacola.


Colaborou: Phillipe Bello

Nenhum comentário:

Postar um comentário