quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Encontro Internacional Museus de Cidade (20 a 24 de agosto de 2012)

De 20 a 24 de agosto de 2012 no Memorial Getúlio Vargas - Glória - Rio de Janeiro / RJ
Grátis 

"Encontro Internacional Museus de Cidade: A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais" 

De 20 a 24 de agosto, acontecerá no Rio de Janeiro, no auditório do Memorial Getúlio Vargas o Encontro Internacional Museus de Cidade, iniciativa da Gerência de Museus da Secretaria Municipal de Cultura. O principal objetivo do evento é propor a discussão pública sobre o papel assumido pelos Museus de Cidade no mundo frente às complexas demandas e à ação de novos agentes na vida dos grandes centros urbanos. Representantes de instituições nacionais e internacionais estarão presentes durante a semana do evento, que é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: eimc2012.inscricoes@gmail.com

O Encontro Internacional Museus de Cidade visa à reflexão sobre as diretrizes que orientam os novos projetos de museus nas principais cidades do mundo e se propõe a traçar um panorama amplo sobre o tema e as questões paradigmáticas a ele associadas. Para isso será reunido um grupo de interlocutores qualificados, brasileiros e estrangeiros com ampla experiência na elaboração e gestão de projetos na área.

O EIMC é parte do projeto de reestruturação do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e também oportunidade para consolidar as diretrizes que norteiam a proposta de revitalização deste espaço cultural tão significativo para a cidade, que atualmente passa por obras de restauro e em breve será entregue à população carioca.

A troca de experiências será fundamental para estimular a reflexão, sendo parte fundamental da estratégia do Encontro. O diálogo entre profissionais com experiência tão variada com certeza irá fortalecer o conceito de Museus de Cidade em território brasileiro e contribuir para a construção de uma fértil rede de parcerias.

Além do fato de que em 2015, entre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, nossa cidade comemorará os 450 anos de sua fundação. E contemporaneamente, a cidade aparece como núcleo de um dos mais emblemáticos projetos de transformação urbana em curso – o Porto Maravilha –, parte do movimento de requalificação da cidade como pólo cultural do País. Além de promover alterações na paisagem carioca, todos estes acontecimentos farão confluir para a cidade milhares de pessoas interessadas em conhecer mais sobre nossa história, cultura e sociedade.

As conferências prosseguem durante toda a semana, abordando temas específicos, em duas sessões distintas: uma enfocando questões históricas e outra colocando em perspectiva desafios contemporâneos a ele relacionados. O evento se encerra trazendo profissionais com experiências variadas para discutir desafios relacionados ao tema "Gestão e Sustentabilidade".

Os convidados internacionais confirmados são: Fatma Suay Aksoy (Istambul, Turquia); Jack Loman (Victória, Canadá), Jette Sandahl (Copenhagem, Dinamarca), Jorge Humberto Melguizo Posada (Medelin, Colômbia), Josephine Rainey Tisdal (Boston, Estados Unidos), Maria Mouliou (Atenas, Grécia) e Mario Moutinho (Lisboa, Portugal). Entre os convidados nacionais teremos Alexandre Pimentel (RJ), Ana Carla Fonseca Reis (SP), Antonio Motta (PE), Jose Guilherme Cantor Magnani (SP), Maria Cristina Bruno (SP), Maria Ignez Mantovani Franco (RJ), Mario Chagas (RJ) e Thais Velloso Cougo Pimentel, entre outros.

Todas as palestras serão gravadas e transcritas. Alguns trechos serão disponibilizados no site do evento. A previsão de público é de 200 participantes por dia no encontro presencial e aproximadamente 1.000 pessoas através do site.  Serviço:

"Encontro Internacional Museus de Cidade (EIMC): A cidade como objeto e agente de representação e transformações sociais"

De 20 a 24 de agosto de 2012 no Rio de Janeiro / RJ - Auditório do Memorial Getúlio Vargas

End: Praça Luís de Camões s/nº - subsolo – Glória - Tels: (21) 2237-5234
Horário: 14h às 19h30 (30 senhas serão distribuídas diariamente para o telão)
E-mail para inscrições: eimc2012.inscricoes@gmail.com
Telefone para informações: (21) 2976-1245
Site: www.eimc2012.com.br
 

Programação: 

20/08 

Abertura oficial: Museus e Cidades
Eixo de trabalho: Representação

21/08
Eixo de trabalho: Curadoria

22/08
Eixo de trabalho: Acervo

23/08
Eixo de trabalho: Público

24/08
Eixo de trabalho: Gestão e Sustentabilidade.

Realização:
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro
Gerência de Museus
Coordenação de Museus, Centros Culturais e Artes Visuais
Cooperação Nacional:
ICOM-BR;
Cooperação Internacional:
CAMOC – Comitê Internacional de estudos de Museus de Cidades.


Informações para a Imprensa:
Adriana Sanglard - adrisanglard@gmail.com
(21) 8864-8616 / 3472-1417

Angela Tostes – angela-tostes@uol;com.br
(21) 9769-5056 / 2537-7912


--
Postado por Blogger no museologando em 7/27/2012 04:52:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário