quinta-feira, 26 de julho de 2012

2ª Semana Fluminense do Patrimônio se aproxima com agenda crescente

A Semana Fluminense do Patrimônio entra em sua segunda edição e neste ano será realizada no período de 17 a 23 de agosto, em comemoração ao dia 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Cultural assim denominado por ser o dia de aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Iphan durante 30 anos. 

A Semana tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, ampliando o conhecimento da população sobre o patrimônio de cada município, em suas diversas formas de expressão, fortalecendo, assim, sua memória, identidade e autoestima. A programação da Semana tem por objetivo, também, contribuir para a preservação dos acervos culturais e científicos por meio da conscientização dos cidadãos, cooperando para a valorização e o respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Estado. Neste ano, a Semana se alinha à Rio+20 trazendo a sustentabilidade como tema principal dos debates. 

A Semana Fluminense do Patrimônio é uma parceria entre várias instituições científicas e culturais. Participam da Semana o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ). 

Neste ano de 2012, a abertura oficial da Semana ocorrerá na cidade de Cabo Frio no dia 17 de agosto e o II Encontro do Patrimônio fluminense, evento principal da Semana, ocorrerá na cidade de Vassouras no período de 21 a 23 de agosto com palestras, mesas redondas, apresentações culturais e exposição de pôsteres e das obras inscritas no concurso cultural “Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia”. 

Além disso, a Semana espera contar com a participação de todos os municípios fluminenses, instituições de ensino, culturais e científicas, bem como grupos culturais e pessoas físicas, na promoção de atividades e eventos que possam integrar a programação da Semana Fluminense do Patrimônio. As ações propostas deverão ser planejadas para acontecer durante a Semana e estar relacionadas à valorização e divulgação do patrimônio cultural fluminense. 

Inscreva seu evento, mande trabalhos e concorra ao concurso cultural acessando o site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br, onde poderão ser conhecidos, também, os eventos, entrevistas e demais atividades ocorridas na primeira edição da Semana em 2011. No site pode ser conhecida toda a programação já confirmada (e que cresce a cada dia). Participe!

Comissão Organizadora Semana Fluminense do Patrimônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário