terça-feira, 22 de novembro de 2011

FILME QUILOMBO no Youtube em comemoração à Consciencia Negra

Em comemoração ao dia da Consciencia Negra, o premiado documentário QUILOMBO foi disponibilizado pelos seus autores no Youtube. Segue o link para assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Lok19yzcvZ0

Produzido pela Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, o filme QUILOMBO conta a historia de uma localidade Rural em Casimiro de Abreu conhecida por sua origem quilombola, mas que no decorrer do ultimo século se ve objeto de disputas de terras por parte de imigrantes suiços, culminando na expulsão das comunidades negras locais. Reflexo de uma sociedade elitista do periodo e de conflitos fundiarios da região, a historia é analisada no documentário por pesquisadores e ainda por personagens que viveram de alguma forma este processo, em depoimentos densos, sinceros e emocionantes.

Tratando desta temática de maneira sensível, "Quilombo" foi exibido no Cine Estaçao São Pedro da Aldeia, em 2010, obtendo neste mesmo ano o 2° premio de melhor filme na 7ª Mostra do Cinema Popular Brasileiro, ocorrida em Nova Friburgo (RJ). Recentemente o filme representou o Brasil no exterior, havendo sido selecionado pelo Comitê Científico do Festival Internacional de Filmes de Pesquisa sobre Escravidão, em Paris, em maio de 2011, seguindo por outras 9 cidades do mundo, dentre elas Dakar, Havana e Rio de Janeiro (no CCBB, em novembro de 2011).

Além do link no Youtube, pesquisadores da Região dos Lagos podem ter acesso ao filme na Casa do Patrimônio da Região dos Lagos, situada na sede do IPHAN regional, na antiga estação ferroviária de São Pedro da Aldeia (022-26219367).

Nenhum comentário:

Postar um comentário