terça-feira, 16 de agosto de 2011

Especial - Oficina de Estudos da Preservação Cabo Frio/RJ - 16 de Agosto de 2011

O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Capital Humano/FGV Cabo Frio convidam para a palestra


20 anos de Preservação e Memória – Estudos de caso realizados pela Casa de Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ

Ana Maria Marques e Rubens Moreira
Arquitetos do Departamento de Patrimônio Histórico da Fiocruz (DPH/ Casa de Oswaldo Cruz).

Local:Auditório da Capital Humano/ FGV Cabo Frio-RJ
Av. Teixeira e Souza nº 1111 – cobertura - Vila Nova - Cabo Frio/RJ
(Próximo à Padaria e Hotel Remmar – na cobertura da Loja Todeschini)


Data:
16/08/2011, às 19horas


terça-feira

E N T R A D A   F R A N C A


Informações pelo telefone (22) 26219367 ou pelo e-mail agendaetrl@gmail.com



Ainda sobre os palestrantes: 
Ana Maria Marques é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em Conforto Ambiental pela mesma instituição, ingressou no Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) há 3 anos e atualmente encontra-se como Chefe de Departamento.
Rubens Moreira R. de Carvalho é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Espaço Construído e Meio Ambiente) pela mesma instituição, ingressou no Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2007 e atualmente integra a equipe do Serviço e Conservação e Manutenção do referido departamento.
 
Sinopse:
Sabe-se que a Fundação Oswaldo Cruz destaca-se no campo da pesquisa em saúde e desenvolvimento de medicamentos. Fundada por Oswaldo Cruz, possui como ponto fundacional o imponente Núcleo Histórico de Manguinhos, que tem como sua edificação principal o famoso Pavilhão Mourisco, símbolo máximo da instituição. Passados mais de cem anos de sua construção, este conjunto arquitetônico vem sendo conservado por uma grande equipe de especialistas que dão continuidade ao trabalho iniciado cerca de 25 anos antes, quando iniciam-se os projetos da Fiocruz em torno da memória institucional e do patrimônio cultural da saúde, com a fundação da Casa de Oswaldo Cruz, unidade dedicada ao tema. 
Dentre seus departamentos e sub-unidades, a COC, como é chamada, possui em sua estrutura o Departamento de Patrimônio Histórico - DPH, que vem desenvolvendo destacado trabalho no campo da preservação, através dos projetos e obras de restauro do Conjunto Histórico de Manguinhos e, mais recentemente, no conjunto histórico da Colônia Juliano Moreira, o Núcleo Rodrigues Caldas, inserido no projeto de Campus II da Fiocruz, no Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepagua.
Integrantes desta equipe, os palestrantes irão abordar projetos e intervenções elaboradas dentro do âmbito profissional da Fundação Oswaldo Cruz, em seus diferentes campi. São projetos singulares e significativos, atrelados às ações de proteção e restauração do patrimônio cultural edificado da instituição ou de seu interesse, sendo eles:
- As ações de restauração no Palácio Itaboraí (Petrópolis/RJ).
- As ações de restauração no caramanchão da Casa de Chá, no Campus Fiocruz de Manguinhos (RJ).
- As propostas de Recuperação e Reabilitação Cultural do Núcleo Histórico Rodrigues Caldas, na área da antiga Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário