IX Curso de Segurança de Acervos Culturais
O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferecem o IX Curso de Segurança de Acervos Culturais em junho de 2011. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.
Objetivos:
- Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;
- Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;
- Incentivar estudos na área de segurança de bens culturais.
Público alvo
Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.
Organização
Coordenação de Documentação e Arquivo
Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST
Carga horária:
40 h/aula (teórica e prática) em regime de tempo integral (8h/dia).
Pré-requisito:
2º Grau Completo
Programação:
Dia 06 de junho - segunda-feira
8h – Entrega do material
8h 20min - Abertura
8h 30min às 12h 30min - Controle de Acervos
Carga Horária: 4h/a
Professora: Maria Celina Soares de Mello e Silva
Arquivista; Doutora em História Social pela USP. Atua no Arquivo de História da Ciência, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.
Ementa: Aborda questões que envolvem o controle de acervos, tais como a formação de coleções, registro e processamento técnico, instrumentos de controle de acesso e sala de consulta, todos sob o ponto de vista da segurança.
12h 30 min às 13h 30 min – Almoço
13h 30 min às 14h 30 min – Visita ao LAPEL/MAST
14h 30 min ás 17h:30min -Legislação Patrimonial
Carga Horária: 4h/a
Professor: Marcio Rangel
Museólogo; Doutor em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Atua como Pesquisador da Coordenação de Museologia do MAST.
Ementa: Aborda os diferentes aspectos da legislação brasileira relacionada à proteção do patrimônio cultural. Identifica a relação existente entre a prática de preservação e as leis que regulamentam o campo. Analisa a formação e o papel das instituições federais responsáveis pela fiscalização do patrimônio nacional, com especial ênfase no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Dia 07 de junho – terça-feira
8h 30 min às 17h 30 min - Segurança Física do Prédio
Carga Horária: 4h/a
Professora: Solange Rocha
Historiadora/Conservadora, Especialista em Conservação de Acervos Arquivísticos, Bibliográficos e Obras de Arte em Suporte de Papel. Atua no Arquivo de História da Ciência/MAST.
Ementa: Aborda a proteção por perímetros; normas de segurança do edifício; controle de acesso; portas e janelas; fechaduras e chaves; planos de desocupação; vigilância; instalações físicas do prédio; sistemas de alarme e detecção; sistemas de controle de acesso; CFTV (Controle Fechado de Televisão).
12h 30 min às 13h 30 min – Almoço
13h30min ás 17h30min – Aula prática.
Dia 08 de junho - quarta-feira
13h 30 min às 17h 30 min - Gerenciamento de Risco
Carga Horária: 4h/a
Professor: José Luiz Pedersoli Junior
Químico, especialista na área da ciência dos materiais aplicada à conservação de acervos de papel e materiais relacionados. Atuou no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Amsterdã, 1997-2003) e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais - ICCROM (Roma, 2005-2008). Atualmente, atua como profissional independente no Brasil e no exterior.
Ementa: Definições básicas. Perigos naturais e antropogênicos que afetam acervos culturais (ênfase na realidade brasileira). Vulnerabilidade de acervos culturais. Fases do processo de gestão de desastres; principais objetivos, atividades, recursos necessários e atores em casa fase. Princípios norteadores da gestão de desastres. Plano de contingência. Reflexão crítica sobre a realidade atual da gestão de desastres no Brasil. Colaboração interinstitucional e intersetorial para a prevenção e resposta efetivas a desastres/emergências afetando acervos culturais.
12h 30 min às 13h 30 min – Almoço
13h 30 min às 17h 30 min – Simulacro
Dia 09 de junho – quinta-feira
8h 30 min às 12h 30 min - Proteção contra Incêndio
Carga Horária: 4h/a
Professor: Representante do Corpo de Bombeiros
Ementa: Enfoca as brigadas de incêndio; Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes (PPRA); Programas de Fiscalização e avaliação; Equipamentos e materiais básicos de emergência; Prevenção e gerência de riscos; incêndios: planos de emergência; técnicas de combate e análises de causas de incêndios.
12h 30 min às 13h 30 min – Almoço
13h 30 min às 17h 30 min – Visita Técnica
Dia 10 de junho – sexta-feira
13h30min – Visita ao MAST
15h 30 min às 17h 30 min - Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais
Carga Horária: 4h/a
Professor (a): Fabiano Emídio Lucena de Martins da Polícia Federal / Interpol
Ementa: Aborda a estrutura e atuação da Interpol no combate ao comércio ilícito de bens culturais; a atuação da Interpol em parceria com o IPHAN, interpretando os fundamentos legais para a defesa e preservação do patrimônio nacional; expõe e interpreta os elementos ensejadores da Política Nacional de Segurança para arquivos, bibliotecas e museus.
Contato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário