quarta-feira, 6 de abril de 2011

Curso de segurança de Acervos no MAST

IX Curso de Segurança de Acervos Culturais

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins oferecem o IX Curso de Segurança de Acervos Culturais em junho de 2011. O curso aborda a segurança de forma ampla, abrangendo a proteção do acervo, do prédio e das pessoas. Ressalta a importância de medidas preventivas e de avaliações de risco, partindo da premissa de que a segurança de um bem cultural envolve aspectos multidisciplinares. Está estruturado em disciplinas que visam introduzir os princípios que fundamentam uma política de segurança institucional.

 Objetivos:

-          Conscientizar profissionais para a gestão de segurança de acervos culturais, objetivando a preservação do patrimônio;

-          Instruir sobre questões da conservação preventiva voltada à segurança de bens culturais;

-          Incentivar estudos na área de segurança de bens culturais.

 

Público alvo

Conservadores, restauradores, engenheiros, arquitetos, museólogos, bibliotecários, arquivistas, dirigentes de instituições culturais e profissionais que estejam diretamente envolvidos com a preservação de acervos culturais.

 

Organização

Coordenação de Documentação e Arquivo

Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST

 

Carga horária:

40 h/aula (teórica e prática) em regime de tempo integral (8h/dia).

 

Pré-requisito:

2º Grau Completo

 

Programação:

 

Dia 06 de junho - segunda-feira

 

8h – Entrega do material

 

8h 20min - Abertura

 8h 30min às 12h 30min - Controle de Acervos

Carga Horária: 4h/a

Professora: Maria Celina Soares de Mello e Silva

Arquivista; Doutora em História Social pela USP. Atua no Arquivo de História da Ciência, da Coordenação de Documentação e Arquivo do MAST.

Ementa: Aborda questões que envolvem o controle de acervos, tais como a formação de coleções, registro e processamento técnico, instrumentos de controle de acesso e sala de consulta, todos sob o ponto de vista da segurança.

 

12h 30 min às 13h 30 min – Almoço

 

13h 30 min às 14h 30 min – Visita ao LAPEL/MAST

 

14h 30 min  ás 17h:30min -Legislação Patrimonial

Carga Horária: 4h/a

Professor: Marcio Rangel

Museólogo; Doutor em História das Ciências pela COC/FIOCRUZ. Atua como Pesquisador da Coordenação de Museologia do MAST.

 

Ementa: Aborda os diferentes aspectos da legislação brasileira relacionada à proteção do patrimônio cultural. Identifica a relação existente entre a prática de preservação e as leis que regulamentam o campo.  Analisa a formação e o papel das instituições federais responsáveis pela fiscalização do patrimônio nacional, com especial ênfase no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

 

 

Dia 07 de junho – terça-feira

 

8h 30 min às 17h 30 min - Segurança Física do Prédio

Carga Horária: 4h/a

Professora: Solange Rocha

Historiadora/Conservadora, Especialista em Conservação de Acervos Arquivísticos, Bibliográficos e Obras de Arte em Suporte de Papel. Atua no Arquivo de História da Ciência/MAST.

Ementa: Aborda a proteção por perímetros; normas de segurança do edifício; controle de acesso; portas e janelas; fechaduras e chaves; planos de desocupação; vigilância; instalações físicas do prédio; sistemas de alarme e detecção; sistemas de controle de acesso; CFTV (Controle Fechado de Televisão).

 

12h 30 min às 13h 30 min – Almoço

 

13h30min ás 17h30min – Aula prática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia 08 de junho - quarta-feira

 

13h 30 min às 17h 30 min - Gerenciamento de Risco

Carga Horária: 4h/a

Professor: José Luiz Pedersoli Junior

Químico, especialista na área da ciência dos materiais aplicada à conservação de acervos de papel e materiais relacionados. Atuou no Instituto Holandês do Patrimônio Cultural (Amsterdã, 1997-2003) e no Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração de Bens Culturais - ICCROM (Roma, 2005-2008). Atualmente, atua como profissional independente no Brasil e no exterior.

 

Ementa: Definições básicas. Perigos naturais e antropogênicos que afetam acervos culturais (ênfase na realidade brasileira). Vulnerabilidade de acervos culturais. Fases do processo de gestão de desastres; principais objetivos, atividades, recursos necessários e atores em casa fase. Princípios norteadores da gestão de desastres. Plano de contingência. Reflexão crítica sobre a realidade atual da gestão de desastres no Brasil. Colaboração interinstitucional e intersetorial para a prevenção e resposta efetivas a desastres/emergências afetando acervos culturais. 

 

12h 30 min às 13h 30 min – Almoço

 

13h 30 min às 17h 30 min – Simulacro

 

 

Dia 09 de junho  – quinta-feira

 

8h 30 min às 12h 30 min - Proteção contra Incêndio

Carga Horária: 4h/a

Professor: Representante do Corpo de Bombeiros

Ementa: Enfoca as brigadas de incêndio; Programa de Prevenção de Riscos e Acidentes (PPRA); Programas de Fiscalização e avaliação; Equipamentos e materiais básicos de emergência; Prevenção e gerência de riscos; incêndios: planos de emergência; técnicas de combate e análises de causas de incêndios.

 

12h 30 min às 13h 30 min – Almoço

 

13h 30 min às 17h 30 min – Visita Técnica

 

 

Dia 10 de junho  – sexta-feira

 

13h30min – Visita ao MAST
 
15h 30 min às 17h 30 min - Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais

Carga Horária: 4h/a

Professor (a): Fabiano Emídio Lucena de Martins da Polícia Federal / Interpol

 

Ementa: Aborda a estrutura e atuação da Interpol no combate ao comércio ilícito de bens culturais; a atuação da Interpol em parceria com o IPHAN, interpretando os fundamentos legais para a defesa e preservação do patrimônio nacional; expõe e interpreta os elementos ensejadores da Política Nacional de Segurança para arquivos, bibliotecas e museus.


Contato:

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS - MAST

Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão – Rio de Janeiro / RJ  CEP: 20921-030

Tels.: (21) 2580-7010 / 2580-9432 / 2585-0768 Fax: ( 21) 2580-4531

Home Page : http://www.mast.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário