domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fazenda Campos Novos recebe pesquisadores da universidade de Zurique

Na quarta-feira, dia 19, àna sede da Fazenda Campos Novos houve uma reunião envolvendo a participação de representantes de todos os municípios da região da Costa do Sol, Universidades (UFRJ-ZURIQUE), órgãos federais e estaduais. O objetivo é discutir a possibilidade de estabelecer um GEOPARQUE (UNESCO) na região.

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. Deve abranger sítios geológicos de especial importância científica (e que sejam representativos de parte da história geológica da Terra, seus eventos e processos). Além do significado geológico, pode apresentar relevância ecológica, arqueológica, histórica e cultural. Os geoparque estão organizados numa Rede Global (hoje com 57 áreas em todo mundo, sendo uma no Brasil - Geoparque Araripe - http://www.geoparkararipe.org.br). Nossa região de geossítios de importância internacional, já estão sinalizados pelo projeto Caminhos Geológicos e Caminhos de Darwin. Possui museus, sambaquis e áreas protegidas de valor inestimável.

Os estudos já foram iniciados, após a construção do projeto, o mesmo será enviado para chancela da UNESCO, a Fazenda Campos Novos seria a sede administrativa do Geoparque. A área abrangeria desde Maricá (região de Ponta Negra) até Macaé, tratando do patrimônio geológico e dos aspectos culturais, históricos, pré-históricos e ecológicos da região (que é riquíssima em tudo isto).

Jonatas C. de Carvalho
Pesquisador da Fazenda Campos Novos 
22 - 2625 6162 - 8826 6520

Nenhum comentário:

Postar um comentário