sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

IPHAN Região dos Lagos realiza oficinas de restauro em Quissamã

Dando continuidade às ações de preservação do patrimônio ferroviário fluminense na região bem como à formação e capacitação de mão de obra especializada para atividades relacionada à restauração dos bens culturais, nos dias 31/11 e 01/12/2010 O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos/ IPHAN-RJ ministrou, nas dependências da Obra de Restauração da Estação Conde de Araruama e Armazém Vieira e Filhos duas oficinas técnicas sobre a elaboração e utilização de argamassas a base de cal e sobre a confecção de moldes para fundição de ornamentos de arquitetura.

O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura e Lazer de Quissamã e teve como público alvo os operários da obra em questão e técnicos locais, tendo sido ministrado pelo restaurador Antônio Carlos Maricá, do IPHAN-RJ, e pelo arquiteto Ivo Barreto, Chefe do ETRL. Na ocasião abordaram-se temas básicos sobre a manufatura das diferentes argamassas a base de cal bem como suas funções, as maneiras corretas de sua utilização e aplicação bem como os erros mais comuns no canteiro de obras. Já a oficina de estuques apresentou diferentes técnicas de moldagem e modelagem de ornamentos, tendo em vista a reprodução do letreiro"Conde de Araruama" remanescente em uma das empenas laterais do edifício para reprodução do mesmo na porção oposta do prédio, cujo letreiro se perdeu em função do alto grau de deterioração encontrado.

As ações de formação tiveram etapas expositivas e outras práticas, no canteiro, resultando em exercício real no decorrer das etapas da obra. A previsão de continuidade da oficina  foi estipulada para janeiro de 2011, quando serão fundidas as peças do letreiro moldado para sua reaplicação à fachada.

A obra de Restauração da Estação Conde de Araruama e Armazém Vieira e Filhos vem sendo feita através de convênio firmado entre o IPHAN e a Prefeitura de Quissamã, na qual estão sendo aplicados cerca de 600 mil reais, com previsão de 9 meses de obras.

Maiores detalhes: escritorio.lagos.rj@iphan.gov.br

--
Ivo Barreto
Chefe do Escritório Técnico II do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26464333

Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!

Um comentário:

  1. Prefeitura e Iphan querem Estrada de Ferro Madeira-Mamoré revitalizada. População de Porto Velho, em Rondônia, recebe a 1ª fase concluída: http://t.co/XAK2CYU

    ResponderExcluir