segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Prêmio para o filme "Quilombo" (Casimiro de Abreu) em mostra de cinema de Nova Friburgo

O filme QUILOMBO, produzido pela Fundação Cultural de Casimiro de Abreu, obteve o 2° premio de melhor filme na 7ª Mostra do Cinema Popular Brasileiro,
ocorrida este ano em Nova Friburgo (RJ).

Mais detales dos premiados no site:
http://mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com/2010/10/08/saiu-o-resultado-dos-vencedores-da-7%C2%AA-mostra-cinema-popular-brasileiro/

Participaram da mostra 119 filmes de 14 estados brasileiros. Segundo a historiadora da fundaçao e autora do filme, Renata Azevedo, o momento é de comemoração: "Estamos festejando muito! Os anos de pesquisa, de trabalho em várias frentes, estão dando frutos."

O filme "Quilombo" conta a historia de uma localidade Rural em Casimiro de Abreu conhecida por sua origem quilombola, mas que no decorrer do ultimo século se ve objeto de disputas de terras por parte de imigrantes suiços, culminando na expulsão das comunidades negras locais. Reflexo de uma sociedade elitista do periodo e de conflitos fundiarios da região, a historia é analisada no documentário por pesquisadores e ainda por personagens que viveram de alguma forma este processo, em depoimentos densos, sinceros e emocionantes.

Antes de ser premiado, "Quilombo" foi exibido no Cine Estaçao São Pedro da Aldeia, ainda em 2010. Nesta oportunidade o Iphan Região dos Lagos foi presenteado com um exemlar do filme, que poderá muito em breve, com o termino proximo da restauração da Estação Ferroviaria de São Pedro da Aldeia, ser visto por qualquer pesquisador, pois estará disponivel no acervo do Iphan local, que abrirá suas portas ao publico com a inauguração da sede da Casa do Patrimonio regional.

Contato com os produtores:
Renata Azevedo Lima
Historiadora da Fundação Cultural Casimiro de AbreuTel: (21) 9372-6270 e (21) 8342-4772

Nenhum comentário:

Postar um comentário