I  OFICINA de ESTUDOS da PRESERVAÇÃO
..............   itinerante  em Cabo  Frio   ..............
O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Ferlagos convidam para a palestra
Em busca de uma  gestão social da cidade: experiências em Jnane Aztout   (Larache/ Marrocos) e la Bachillera  (Sevilha/Espanha).
Jose Maria López  Medina
Arquiteto e Urbanista pela  Universidad de Sevilla (Espanha) 
Especialista em   Cooperação e Desenvolvimento de assentamentos humanos pela Univ.  Politécnica de Madrid (Espanha). 
Local:
Auditório da Ferlagos
Av. Júlia Kubitscheck, 80 – Bairro Jardim Flamboyant - Cabo Frio - RJ
Data:
20/10/2010, às 18:30 horas
quarta-feira
E N T R A D A F R A N C A
Ainda sobre o  palestrante:
Membro da Comissão Acadêmica e  coordenador do módulo em Gestão Social da Habitação da Univ. de Sevilla e na  mesma instituição ministrou como professor (2004-2006) a disciplina "Hábitat y  Desarrollo" (Habitação e Desenvolvimento) na linha de pesquisa Desenho de  Processos de Gestão del Habitat. 
Desde 2000 vem atuando em projetos de  planejamento urbano, metropolitano e territorial. Membro da associação  universitária e ONG Arquitectura y Compromiso Social desde 1997,  respondendo pela sua Coordenação Geral no período de 2002/2006. Pela referida  instituição, responsabilizou-se se pela Coordenação do Programa de Ação em La  Dalia (Nicarágua) de 1999 a 2002 e pelo Plano de Ordenamento Territorial  Municipal de El Tuma- La Dália, de 1999 a 2001. Atualmente dedica-se ao  desenho e desenvolvimento de processo de participação cidadã para a redação do  Plano Diretor de Ordenação Urbana de Palomares del Río e de   Sanlúcar la Mayor (2005/ 2006), ambos distritos de Sevilha.  
Como sócio da Surco  Arquitectura, integra a equipe responsável pelos trabalhos de reabilitação  urbana e arquitetônica do Polígono Sur e Cartuja (Sevilha/ Espanha),  La Paz, Almanjáyar (Granada/ Espanha), contratados pela Empresa  Pública de Suelo de Andalucía. Nos últimos anos vem se dedicando a encontros  nacionais e internacionais sobre planejamento e tecnologias para o  desenvolvimento. 
Sinopse:
A conferência pretende analisar duas  diferentes experiências de intervenção em bairros marginalizados em seus  contextos urbanos próximos às áreas históricas nas cidades de Sevilla (Espanha)  e Larache (Marrocos). Tais intervenções dizem respeito à construção e  implantação de estratégias que permitissem somar conhecimento técnico aos  processos transformadores da cidade, de forma a recuperar os espaços de  participação cidadã nas instâncias de decisão. 
Ainda que em localidades bastante  distintas, geográfica e culturalmente, ambos os casos constituem exemplos de  processos de consolidação de zonas auto-construídas cuja compreensão passa por  uma noção ampla de patrimônio enquanto recurso e inserida no processo de  produção da cidade. Muito além da noção consagrada de patrimônio artístico e  histórico, que tende a colocar no centro da questão a dimensão física da cidade  histórica – a urbs –, ambas as intervenções se apóiam sobre o critério de  fortalecimento e aproveitamento do patrimônio sociocultural, espacial,  econômico, organizacional e de convívio - urbs, civitas e polis –  dos bairros e seus habitantes. Estes deixam de ser meros destinatários de  políticas públicas urbanas, e se reconstroem enquanto sujeitos protagonistas da  intervenção através de processos de participação e debate. Além de um ponto de  apoio para a consolidação destes bairros, o reconhecimento de tais valores  patrimoniais admite um debate importante sobre os limites amplos do conceito de  cidade histórica, de cidade monumento e de cidade documento.
A apresentação dos casos oferece,  pois, uma oportunidade para a valoração destas práticas, processo e impactos,  especialmente no que diz respeito aos seus aspectos mais efetivos, desde uma  visão complexa, democrática e transformadora.
Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!
--
Ivo Barreto
Chefe do Escritório Técnico II do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26464333
Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário