domingo, 1 de agosto de 2010

Um café da manhã homenageia os Arcos da Lapa

Será no dia 03 de agosto, terça-feira próxima, às 10 horas, no Lapa 40 Graus, Rua do Riachuelo nº 97, no Centro do Rio, o lançamento oficial do portal arcosdagente.com.br, que já está no ar e quebrando expectativas de acesso. Criado para divulgar o processo de preservação dos Arcos da Lapa, através das redes sociais, o projeto terá seu evento de lançamento dedicado à mídia em atuação no Estado que, pela primeira vez, poderá dispor, em tempo real e com riqueza de imagens, de todas as informações sobre o passo a passo da restauração de um monumento desse porte. Na ocasião, haverá um um welcome cofee para os convidados e apresentações multimídia sobre o inédito trabalho de divulgação.

O Aqueduto da Carioca – nome oficial dos Arcos – é o primeiro monumento brasileiro a contar com toda moderna tecnologia de disseminação da informação em benefício da divulgação de seu processo de preservação. Em arcosdagente.com.br são encontrados links para o Twitter, Facebook, Wordpress, Blogspot, Orkut e Flickr, onde interessados podem se informar sobre o andamento da restauração do monumento, ter acesso a fotos, dados históricos e algumas curiosidades ligadas à construção e aos métodos e materiais de época empregados nos trabalhos. Técnicas construtivas há muito em desuso, o que justificou a realização, no próprio canteiro de obras, de um curso para a formação de mão de obra especializada em trabalhos desse tipo.

O projeto do portal é uma iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas – Cep 28, que vem administrando a restauração dos Arcos, patrocinada pelo Banco Santander através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E o lançamento de arcosdagente.com.br é um presente à mídia, defensora incansável do monumento, à Lapa e ao seu mais imponente bem cultural - construído no início do século XVIII e cem anos mais tarde convertido em viaduto para bondes -, cuja importância histórica e artística resultou no seu tombamento pelo Iphan em abril de 1938.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Iphan/RJ – Tel. 21 2233-6334, com Chico Cereto (21-9127-7387) e Luana Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário