quinta-feira, 12 de agosto de 2010

QUISSAMÃ SAIU NA FRENTE E CONSEGUIU CONVÊNIO COM O IPHAN

Fonte (em 12/08/2010):
http://blogovagalume.blogspot.com/2010/07/quissama-saiu-na-frente-e-conseguiu.html

SOBRE QUISSAMÃ E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

No caminho da revitalização da história e da cultura, Quissamã assinou convênio com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), visando a restauração, a manutenção e a conservação da Estação Ferroviária de Conde de Araruama (1875) e do Armazém Ribeiro e Filhos (1879).
“Esta parceria é um reconhecimento do trabalho municipal, através da Fundação Cultural de Quissamã, em relação à preservação do patrimônio histórico”, disse o prefeito Armando Carneiro, sem perder de vista o impacto positivo para o desenvolvimento do turismo local.
Ontem (segunda-feira, 19 de julho) o superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Carlos Fernando Andrade, visitou Quissamã, especialmente a área onde será realizado o trabalho de restauração, e acertou detalhes pessoalmente com o prefeito Armando Carneiro e a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Rossana Vieira. O convênio é de R$ 600 mil, sendo que o Governo Federal será responsável por 80% dos recursos, enquanto a Prefeitura investirá 20% do total da obra.
“Dentre os 92 municípios do Estado, Quissamã saiu na frente apresentando um projeto consistente e cumprindo os pré-requisitos necessários para a aprovação exigente do IPHAN. É hoje, portanto, o único município do Rio que tem este convênio com repasse da Instituição”, disse Carlos.
Segundo a presidente da Fundação Cultural, a intenção é que o local abrigue um centro histórico e cultural, onde haja, além da promoção de oficinas, um acervo constituído por fotos, objetos e documentos remontando ao período de funcionamento da estação. Rossana também disse que todo este processo permitirá levantar a auto-estima da comunidade local.
Após o processo de licitação, a estimativa é que as obras na estação comecem na segunda quinzena de agosto, e a partir daí deverão ser nove meses de trabalho, com fiscalização e assistência técnica do IPHAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário