sábado, 12 de junho de 2010

IPHAN realiza Oficina de Sensibilização em Arqueologia com professores em Cabo Frio


No último dia 10 de Junho, o Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos realizou uma Oficina de Sensibilização em Arqueologia com professores de história da sexta série da rede pública de ensino de Cabo Frio. O evento aconteceu nas dependências do Convento de Nossa Sehora dos Anjos - com o apoio do Museu de Arte Tradicional e Religiosa de Cabo Frio (MART) - bem tombado pelo IPHAN em 1957 como patrimônio nacional.

Na ocasião, a arqueóloga Rosana Najjar, Assessora de Arqueologia do IPHN-RJ proferiu conferência sobre aspectos básicos sobre arqueologia, contextualizando o tema na Região dos Lagos e correlacionando-o à educação de jovens e crianças, através da exposição de exemplos de projetos já realizados pelo IPHAN no país. Apresentou-se ainda aos professores manuais do IPHAN sobre Educação Patrimonial, material este distribuído aos presentes como bibliografia base para consulta e apoio ao desenvolvimento de projetos de educação nas escolas tendo como tema o patrimônio cultural.

Após amplo debate sobre as demandas e dificuldades locais para que se possa efetivar a prática da educação patrimonial nas escolas da região, o grupo presente deliberou pela continuidade das atividades de formação para docentes, apontando para agosto um novo encontro. Como reflexo direto dos debates e proposta de continuidade dos trabalhos, os professores presentes, além dos manuais de educação patrimonial, receberam, cada um, cerca de 150 exemplares do folder Entendendo a Arqueologia, produzido pelo IPHAN-RJ. Pretende-se que de posse deste material e após os debates da presente oficina, os docentes formulassem em sala de aula atividades piloto tendo como tema a arqueologia e o patrimônio cultural, entendendo-as como uma alternativa prática de abordar o tema, avaliando seu alcance junto aos alunos e possíveis estratégias de trabalho. O resultado das atividades formuladas em sala de aula serão apresentados pelos próprios professores na II Oficina de Sensibilização em Arqueologia, prevista para ser realizada no âmbito de evento de educação do MART, previsto para segunda quinzena de Agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário