quarta-feira, 26 de maio de 2010

Revelando São Paulo em Iguape abre espaço para divulgação e educação patrimonial

Um estande de 15 m² será transformado em um escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan onde a população terá condições de tirar dúvidas e receber orientações sobre o patrimônio cultural brasileiro. Tudo isso acontecerá de 2 a 6 de junho durante o Revelando São Paulo – Vale do Ribeira, na cidade de Iguape, tombada pelo Iphan em dezembro do ano passado. A participação do Iphan no evento que reunirá cerca de 80 municípios da região está sendo organizada pelo Departamento de Articulação e Fomento – DAF.

Participarão do evento representando a Região dos Lagos o chefe do Escritório Técnico do IPHAN na região, o arquiteto Ivo Barreto, e o operador do Cine Estação São Pedro , Thiago Ruivaco Aguiar, representando a Secretaria de Cultura do Município de São Pedro da Aldeia. Pretende-se trazer para a RL a metodologia a ser ministrada nas oficinas de vídeo, dando início à formação de acervo visual da memória da região par a Casa do Patrimônio de SPA.

A diretora do DAF, Márcia Rollemberg ressalta que está será uma excelente oportunidade para divulgar a política de gestão compartilhada, implementada pelo Iphan, envolvendo poder público, sociedade civil organizada e a comunidade. “A nossa presença em Iguape é de grande alegria já que a cidade sempre foi parceira nas ações de educação patrimonial. Vale lembrar que a Casa do Patrimônio de Iguape foi inaugurada de forma pioneira e funciona promovendo a integração com a população antes mesmo do tombamento”, conta a diretora.

Realizado pela Organização Social do Estado de São Paulo Abaçaí Cultura e Arte, o Revelando São Paulo reúne, há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional do estado, divulgando aspectos pouco conhecidos e divulgando a diversidade cultural. A atuação do Iphan no evento contará com profissionais do DAF, da Casa do Patrimônio de Iguape e da Superintendência do Iphan-SP. Além da divulgação de publicações de interesse do patrimônio cultural, haverá atendimento e orientações aos participantes do evento e a realização de outras atividades voltadas para a educação patrimonial.

Uma das ações é a Oficina de Capacitação de professores promovida pela Coordenação de Educação Patrimonial do DAF e Iphan-SP para 30 coordenadores pedagógicos de escolas estaduais da região. Também haverá a Residência Criativa, uma atividade aprendizagem de técnicas de registro áudio-visual, promovendo o intercambio de experiências das Casas de Patrimônio da Chapada do Araripe, no Ceará, Ouro Preto, em Minas Gerais, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Recife em Pernambuco, e Iguape/SP. A proposta inclui ainda o início da articulação de uma rede nacional de jovens sobre o tema do patrimônio.


Mais informações

05/10 Assessoria de Comunicação Iphan

Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br

Daniel Hora – daniel.hora@iphan.gov.br

(61) 2024-6187 / 3326-6864

(61) 2024-6194 – 3226-8907

Nenhum comentário:

Postar um comentário