quarta-feira, 5 de maio de 2010

Abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Extensão Universitária – Proext 2010

05/05/2010

Está aberto, até o dia 16 de maio, o prazo para inscrição de propostas no Programa de Apoio à Extensão Universitária – Proext, um instrumento de incentivo por meio de projetos e programas com ênfase na inclusão social. Os recursos destinados ao programa têm por objetivo a melhoria das condições de gestão das instituições de ensino superior; o apoio a projetos de extensão, o estímulo do desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, entre outros. As propostas podem ser apresentadas por universidades públicas, federais e estaduais, e institutos federais de educação, ciência e tecnologia, com cursos de nível superior. O Proext é uma dos Ministérios da Cultura - MinC, Educação -Mec e do Trabalho e Emprego -MTE e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Para este ano, o Proext pretende incluir os Ministérios da Saúde, Pesca e Agricultura, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

A participação do Iphan começou em 2009, com recursos da ordem de R$ 1 milhão, que já estão sendo liberados. No edital desse ano, para a área de patrimônio, o Proext vai destinar R$ 4 milhões para o biênio 2011/2012. Para a historiadora da Coordenção de Pesquisa, do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Juliana Sorgine, a primeira experiência foi extremamente rica para o Iphan visto que os resultados se mostraram promissores para a atual política de gestão compartilhada do patrimônio, envolvendo cada vez mais outros agentes na política de reconhecimento, promoção e proteção ao Patrimônio Cultural – neste caso, as unidades de ensino superior públicas. Ela ressalta ainda que os recursos do programa são estratégicos para ampliar as ações em campos prioritários alinhados à perspectiva do Fórum Nacional do Patrimônio Cultural - FNPC e do PAC Cidades Históricas.

Veja o edital completo do Proex 2010


Mais informaçoes
Na Secretaria de Ensino Superior – SESu/MEC:
• Lucas Ramalho Maciel: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental - 61 - 2022-8185;
No Departamento de Articulação e Fomento - DAF/Iphan:
• Coordenação: Juliana Sorgine (Coordenação de Pesquisa/Copedoc) – técnica em história – (21) 2215-5105
• Apoio: Pedro Clerot – técnico em ciências sociais - e Sônia Florêncio - técnica em educação - (Coordenação de Educação Patrimonial/Cogedip) – (61) 2024-6184/6150.


Fonte: Fonte Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário