quarta-feira, 25 de junho de 2014

IPHAN ministra módulo em curso para taxistas de Cabo Frio




No ultimo módulo do curso de qualificação turística para taxistas realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, a chefe do IPHAN na Região dos Lagos, Gabriela Rangel, falou sobre o que é patrimônio e como ele colabora na formação da identidade; contextualizou os principais monumentos históricos da cidade de Cabo Frio sobre a perspectiva de sua História e a do Brasil.

"A maioria dos participantes do curso, ou nasceram aqui ou escolheram Cabo Frio para viver. Daí a importância de conhecerem e reconhecer em as marcas da história que formam a sua identidade na cidade em que trabalham. Este brilho nos olhos do anfitrião faz com que a cidade se torne ainda mais interessante para qualquer turista", afirmou Gabriela.

O curso, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (SECTUR) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF - Campus Cabo Frio), foi uma iniciativa do Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos/RJ e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Transportes (SECTRANS).


A turismóloga da SECTUR, Vanina Navega, acredita que o taxista é, muitas vezes, o primeiro contato que o visitante tem com a cidade. "O bom atendimento desse profissional é indispensável para a boa impressão que o turista terá da cidade, e alguns predicados são fundamentais. Além de ser gentil, é necessário também que ele conheça a cidade em que vive", disse a turismóloga.




No dia 08 de julho, terça-feira pela manhã, haverá a finalização do curso com entrega de certificados para os participantes e citytour pela cidade com ônibus e guia de turismo. Os taxistas que concluíram o curso receberão também um crachá identificando-os como conhecedores do circuito turístico-histórico-cultural cabofriense.

Texto e fotos: Junior Silgueiro

2 comentários: