segunda-feira, 9 de junho de 2014

Conselho de Mestres da Capoeira foi empossado no Rio de Janeiro

O novo Conselho de Mestres de Capoeira tomou posse no ultimo sábado (07) em uma cerimônia que ocorreu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os componentes foram eleitos em janeiro deste ano, após uma série de encontros realizados desde maio de 2013. Eles irão representar o estado do Rio de Janeiro e trabalhar em parceria com o IPHAN em politicas de salvaguarda da Capoeira.


Os mestres eleitos conselheiros tomam posse no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A eleição, realizada na Conferência Regional da Capoeira, no Centro Cultural Cartola, contou com a presença de aproximadamente 300 mestres e capoeiristas. Foram eleitos 30 conselheiros titulares e 30 suplentes, 15 da região metropolitana e 15 do interior do estado. Entre as atribuições do Conselho está a divulgação, identificação e desenvolvimento de pedagogias da capoeira e a criação de fóruns temáticos.

Considerados patrimônio cultural imaterial do Brasil, o ofício dos mestres de capoeira e a roda de capoeira foram registrados pelo IPHAN, respectivamente, no livro de Registro dos Saberes e no de Formas de Expressão, em outubro de 2008.

Vários mestres e capoeiristas estiveram na cerimônia, que conteou ainda com as presenças de Néia Daniel, Superintendente da Palmares-RJ; Ivo Barreto, Superintendente do Iphan - RJ; Paulo Vidal, Diretor Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac; Jurema Machado, Presidente do Iphan; Célia Corsino, Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN; e, Marcelo Velloso, Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.




Texto: Ascom IPHAN
Fotos: Ascom INEPAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário