segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Exposição “Mestres Sabedores da Cultura Popular” terá encerramento hoje, dia 22/10/2012, em Arraial do Cabo.

Nesta segunda-feira, 22 de outubro de 2012, acontecerá em Arraial do Cabo o evento de encerramento da "Exposição Itinerante Mestres Sabedores da Cultura Popular". O evento acontecerá na Sala de Exposições José de Dome (Praça Victorino Carriço, Arraial do Cabo), às 15 horas.

Iniciada na II Semana Fluminense do Patrimônio, quando foram realizadas mesas redondas com estes mestres pelos municípios da Região dos Lagos, o evento de encerramento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Seu conteúdo revela, de forma sucinta, a trajetória de vinte sabedores tradicionais da Região dos Lagos e suas práticas tradicionais seculares ainda preservadas. Voltada para o público em geral, especialmente estudantes e professores, a realização da exposição – e deste encontro para celebrar o seu encerramento – tem como intuito dar visibilidade a estes mestres, fomentando com isso o interesse público de gestores e moradores pela salvaguarda dos saberes tradicionais que, através deles, se preservam vivos. 
Após o período de exposições em Arraial do Cabo, a exposição será exposta nos demais municípios, passando por Cabo Frio (MART, de 30/10 a 09/11), Búzios (Galpão Cultural da Associação Quilombola de Maria Joaquina, de 11/11 a 23/11) e São Pedro da Aldeia (Casa dos Azulejos, de 23/11 a 7/12).

Além de autoridades representantes das áreas de cultura e de educação das cidades de Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, IPHAN e ICMBio, o encontro reunirá diversos segmentos da cultura tradicional da região, tais como  pescadores tradicionais, quilombolas, maricultores, rendeiras, rezadeiras, artesãos, trabalhadores do sal, seresteiros e foliões. Vale salientar que a realização da exposição é fruto do trabalho conjunto de diversas instituições, dentre eles o IPHAN Região dos Lagos – ETRL/ IPHAN-RJ, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade  - ICMBio Arraial do Cabo, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio - MART/ IBRAM, a Secretaria de Ambiente e o Departamento de Cultura de Arraial do Cabo/ PMAC, a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia/ PMSPA, a Associações Quilombolas e de Maricultores de Maria Joaquina e da Rasa, entre outros parceiros, contando com apoio logístico do Porto do Forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário