domingo, 31 de julho de 2011

I Semana Fluminense do Patrimônio movimenta agenda cultural na Região dos Lagos

I Semana Fluminense do Patrimônio acontece de 13 a 21 de agosto e movimenta a agenda cultural na Região dos Lagos

Evento planejado por uma diversidade de instituições fluminenses do campo da preservação e da memória (dentre elas a Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, o IPHAN, o INEPAC, a UFRJ, o MAST, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, a Fundação Casa Rui Barbosa dentre outros), a I Semana Fluminense de Patrimônio está programada para acontecer no período de 13 a 21 de agosto deste ano, articulando ações diversas no interior do estado e na capital, tendo como intuito fundamental promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense. Planeja-se que neste período o estado seja movimentado por projetos e eventos diversificados, tendo como temática principal o patrimônio cultural.

Neste contexto, gestores municipais, instituições de cultura, veículos de comunicação, associações de classe e profissionais interessados no tema do patrimônio atuantes em diversas cidades das Baixadas Litorâneas, em parceria com o Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, vem realizando nos últimos meses uma série de encontros técnicos na busca por pactuar uma agenda de ações articuladas (veja mais em www.estacaodopatrimonio.blogspot.com). Resulta deste processo um calendário consistente de ações nos mais diversos municípios da região, envolvendo visitas guiadas, concursos fotográficos, palestras, manifestações culturais tradicionais, exibição de filmes e documentários em praças públicas, trilhas regionais interpretativas, festivais de folclore, oficina de elaboração de projetos e muitas outras propostas construídas pelo grupo.

O calendário, até o momento, já conta com eventos confirmados nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Casimiro de Abreu (sede e Barra de São João), Cabo Frio, Rio Bonito, São Pedro da Aldeia e Quissamã.

Encaminhamos, pois, a Programação Oficial da Região dos Lagos/ Norte Fluminense na I Semana Fluminense do Patrimônio para participação de toda a comunidade interessada em conhecer, de diversas formas, aspectos variados do patrimônio cultural da região.

Vale comentar ainda que no decorrer das próximas semanas a agenda será atualizada, na medida em outros eventos já programados sejam confirmados em seus últimos detalhes. Todo o conteúdo estará disponível em:

- www.patrimoniofluminense.tmp.br (site oficial do evento)

- www.estacaodopatrimonio.blogspot.com (Blog regional do patrimônio cultural da Região dos Lagos)

Cordialmente,

Ivo Barreto

Chefe do Escritório Técnico II do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26219367

Clique aqui e veja a programação nas cidades da Região dos Lagos/ Norte Fluminenses


Lista de Parceiros realizadores, na Região dos Lagos:

Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos – www.estacaodopatrimonio.blogspot.com

Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/ABPN - www.abpn.org.br

Associação de Arquitetos e Engenheiros da Região dos Lagos/ A - SAERLA - www.asaerla.com

Capital Humano, conveniado FGV Cabo Frio www.capitalhumano-fgv.com.br

Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz - www.coc.fiocruz.br

CCR Via Lagos - www.rodoviadoslagos.com.br

Fundação de Cultura de Quissamã/ Prefeitura de Quissamã - www.quissama.rj.gov.br

Instituto Casa da Flor - www.casadaflor.org.br

Jornal Folha dos Lagos - www.folhadoslagos.com

Museu Arqueológico de Araruama/ Prefeitura de Araruama - www.araruama.rj.gov.br

Museu de Arte Tradicional e Religiosa de Cabo Frio – MART/IBRAM - www.ibram.gov.br

Revista Cidade - www.revistacidade.com.br

Secretaria de Comunicação/ Prefeitura de Búzios - www.buzios.rj.gov.br

Secretaria de Cultura/ Prefeitura de Cabo Frio - www.cabofrio.rj.gov.br

Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação/ Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia www.saopedrodaaldeia.rj.gov.br

Secretaria de Turismo e Fundação Cultural de Casimiro de Abreu/ Prefeitura de Casimiro de Abreu - www.visitecasimirodeabreu.com.br

Superintendência da Lei do Incentivo do ICMS - Governo do Estado do Rio de Janeiro - www.cultura.rj.gov.br/leidoincentivo/leidoincentivo.php

Universidade Estácio de Sá/ Campus Cabo Frio - www.estacio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário