quinta-feira, 29 de julho de 2010

Iphan-RJ realiza a nona edição da Oficina de Estudos da Preservação

A Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro inicia no próximo mês de agosto a nona edição do projeto Oficina de Estudos da Preservação. A primeira palestra será proferida pelo Arquiteto e Urbanista do Museu Nacional/UFRJ, Ricarte Linhares Gomes, no dia 05, quinta-feira, às 14 horas, e terá como título "Prédios Históricos e os Macro e Microrganismos envolvidos na Biodeterioração".

Sinopse: Os problemas causados pela falta de preservação e conservação adequadas em monumentos históricos brasileiros só costumam chegar ao conhecimento da maioria das pessoas quando acontece uma tragédia, como um incêndio ou um desabamento. Longe dos olhos da maioria, ameaças silenciosas rondam permanentemente nosso patrimônio cultural, são macro e microrganismos, que associados a outros fatores físicos e químicos provocam desgaste nos materiais que compõem essas edificações. Com enfoque multidisciplinar, será contemplada a maior parte ou pelo menos os mais importantes tipos de biodeterioração que ocorrem em países tropicais a exemplo do Brasil.

Controlar esse processo, com o mínimo de impacto ambiental e a custos compatíveis com a realidade brasileira, consiste hoje num dos maiores desafios dos profissionais da área de preservação.

Evento: Palestra "Prédios Históricos e os Macro e Microrganismos envolvidos na Biodeterioração" – Oficina de Estudos da Preservação – 9ª. edição
Local: Auditório do IPHAN-RJ – Av. Rio Branco, 46 - 3º andar, Centro, Rio de Janeiro.
Data: 05/08/2010
Hora: 14 horas
Entrada franca

Informações
Tel.: (21) 2233-6777 – Assessoria de Educação Patrimonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário