terça-feira, 27 de julho de 2010

Cultura presta homenagem a Victorino Carriço nesta quinta-feira

A Secretaria de Cultura de Cabo Frio, através do projeto "Nossos valores a gente nunca esquece" – criado pela Secretaria para homenagear personalidades ilustres do município – vai relembrar, nesta segunda edição, no dia 29 de julho, próxima quinta-feira, o compositor e poeta Victorino Carriço, que escreveu mais de dez hinos oficiais, entre eles os de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. A primeira edição, que foi realizada em janeiro deste ano, homenageou o escritor Waldemir Terra Cardoso.

Segundo o secretário de Cultura, José Correia, o projeto criado para homenagear personalidades de Cabo Frio baseia-se na riqueza criativa que essas pessoas deixaram para a memória cabofriense, que precisa ser resgatada:

– O projeto "Nossos valores a gente nunca esquece" está focado no fortalecimento da identidade de Cabo Frio - afirma.

Programação:

Na quinta-feira, dia 29 de julho, data de nascimento de Victorino, será colocada uma nova placa no túmulo do compositor e poeta, no Cemitério Santa Izabel, às 10h.

A partir das 17h, no Corredor Cultural (Charitas), haverá apresentação musical com Lando e Mamaco, e declamações de poesias e textos do autor feitas pelos poetas Zé Antonio Mendes e Maurício Cardozo.

Quem foi Victorino Carriço

Victorino Carriço nasceu no dia 29 de julho de 1912, no Baixo Grande, e viveu a maior parte da sua vida em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O compositor e poeta morreu em 20 de maio de 2003, de morte natural.

Entre as várias atividades que exerceu, foi membro fundador da Academia Cabofriense de Letras (e também seu presidente); presidente do Conselho Municipal de Cultura de Cabo Frio; Delegado da União Brasileira de Trovadores; membro da União Brasileira de Trovadores, da Casa do Poeta de São Paulo, da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, da Associação Uruguaiense de Escritores e Editores - Rio Grande do Sul; membro do Instituto de Cultura Americana, da Academia Internacional de Heráldica Genealogia, da Academia de Letras de Uruguaiana e do Clube de Poesia de Uruguaiana – as três últimas no Rio Grande do Sul, além de ter sido o primeiro gerente de banco em Arraial do Cabo e o vereador mais votado de Cabo Frio.


Na verdade, nada disso o prendeu: ele gostava mesmo era de escrever e compor, e, entre suas composições, somam-se vários hinos, entre eles os de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. Aos 14 anos, compôs o hino do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Entre seus escritos, tem três livros publicados: "Mar e Amar", "Vidas Mortas" e "Se voltares", ambos de trovas, sonetos e poemas, que fazem parte do acervo da Biblioteca Walter Nogueira, em Cabo Frio, e estão disponíveis para pesquisa e empréstimo.

--

Viviane Rocha (via e-mail)
Secretaria de Cultura
(22) 2643-2784 (22) 9202-8321
cultura@cabofrio.rj.gov.br
www.cabofrio.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário