segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projeto fortalece o turismo em comunidades quilombolas

O projeto visa estruturar e qualificar produtos e serviços turísticos de 24 comunidades das regiões de Paraty (RJ), norte de Ubatuba (SP) e sul de Angra dos Reis (RJ)
“O turista é fundamental em qualquer comunidade. Ele motiva, incentiva”. As palavras do contador de histórias e guardião das tradições do Quilombo do Campinho, Griôt Valentino Conceição, traduzem a importância do turismo no resgate e valorização da cultura quilombola e na geração de renda para a comunidade. O Quilombo do Campinho faz parte do projeto “Caiçaras, indígenas e quilombolas: construindo juntos o turismo cultural na região Costa Verde”, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Associação dos Moradores do Campinho (Amoc).

O objetivo do projeto é estruturar e qualificar produtos e serviços turísticos de 24 comunidades das regiões de Paraty (RJ), norte de Ubatuba (SP) e sul de Angra dos Reis (RJ), por meio da valorização e resgate dos saberes e fazeres tradicionais e do desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária – aquele protagonizado pela comunidade, principal beneficiada pela atividade turística.

Segundo o presidente da Amoc, Wagner do Nascimento, a iniciativa busca debater, divulgar, estruturar e desenvolver o turismo na região. A coordenadora geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas, Kátia Silva, ressalta que a ação consiste na formatação de um produto turístico competitivo relacionado com a realidade local, interesses e valores da população, diversidade cultural e as belezas naturais da região da Costa Verde.

A gastronomia também está entre os pontos trabalhados pela comunidade. No restaurante do quilombo, o turista pode saborear a típica feijoada. A agricultora Adilsa da Conceição Martins garante que a comida é de qualidade. “Os alimentos utilizados são colhidos na comunidade e não têm nenhuma intervenção química”.

Por meio do projeto, são realizadas ações de qualificação em turismo cultural, oficinas de saberes tradicionais, intercâmbios entre comunidades dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e divulgação dos roteiros de turismo de base comunitária e do Fórum de Comunidades Tradicionais. Criado em julho de 2007, na região sul do estado do Rio de Janeiro e norte de São Paulo, o fórum é um espaço de fortalecimento, articulação e discussão entre as comunidades.

Fonte:
Por racismoambiental, 13/05/2010 06:53
http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/nucleo-de-comunicacao-publica/copy_of_em-questao-1/em-questao-do-dia/projeto-fortalece-o-turismo-em-comunidades-quilombolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário