sábado, 15 de maio de 2010

Iphan expõe em Cabo Frio trabalhos produzidos em oficinas de arte

14/05/2010
O Iphan/RJ inaugurará dia 15 de maio, às 17 horas, na Casa Scliar, em Cabo Frio, a exposição de encerramento do projeto “Arte, Paisagem e Patrimônio” que vem promovendo oficinas de pintura e de xilogravura, tendo como tema a preservação da paisagem urbano-ambiental da cidade, mais especificamente do Morro do Telégrafo e do bairro da Gamboa. Serão expostas e colocadas à venda as peças produzidas durante o curso e, além disso, exibidas a metodologia do trabalho e as fotos do processo. O valor arrecadado com a comercialização dos trabalhos será destinado aos próprios alunos.

Valorizar a cultura local e incentivar as artes, como instrumento de debate sobre a preservação, fazem parte da estratégia proposta pelo Plano de Ação das Cidades Históricas de Cabo Frio. Assim, buscando o aprimoramento da metodologia para futuras edições, todas as fases do projeto foram avaliadas pelos participantes e serão analisadas pelos coordenadores e técnicos do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos. A expectativa é que ainda este ano sejam aplicados 100 mil reais para realização de eventos similares em Cabo Frio, priorizando os bairros da Gamboa e Jacaré, através da implantação da Casa do Patrimônio local.

À inauguração da exposição estarão presentes técnicos da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan/RJ e representantes do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan central, que aproveitarão a oportunidade para debater ações futuras. Para as próximas edições do projeto, o foco será , inclusive, ampliado com a realização de oficinas de ecologia e de artesanato. Esta última será direcionada especificamente para a confecção de miniaturas de embarcações, habilidade ainda existente entre os moradores mais antigos.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan/RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto e Luana Lobato.

Fonte: Ascom - Iphan/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário