terça-feira, 13 de abril de 2010

Parceria do Iphan resulta em arte e educação na Gamboa


Ministério da Cultura
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
Superintendência do Rio de Janeiro
12/04/10


Tendo como tema a Paisagem da Gamboa, foram iniciadas, no dia 05 de abril, em Cabo Frio, quatro oficinas de arte-educação. A iniciativa é uma parceria do Escritório Técnico do Iphan e da Casa Scliar, instituição cultural local. A proposta prevê a execução de duas oficinas de pintura e duas de xilogravura, tendo como tema a preservação da paisagem urbano-ambiental da cidade. Espera-se, com isso, uma aproximação do público jovem com a temática, bem como um estreitamento ainda maior dos laços da comunidade com o Morro do Telégrafo, bem tombado local. A presente iniciativa tem caráter piloto e atende atualmente quarenta jovens selecionados nas escolas dos bairros da Gamboa e Jacaré, limítrofes à área tombada.

A expectativa é que a medida funcione como termômetro de avaliação dos trabalhos de educação previstos para a área no Plano de Ação das Cidades Históricas, com início marcado ainda para 2010. O projeto dá início, também, às políticas das Casas do Patrimônio do Iphan que, em Cabo Frio, vêm estruturando ações de educação patrimonial transversais às políticas de gestão dos bens tombados, possibilitando um canal de diálogo com a sociedade e laços mais duradouros.

A idéia do curso surgiu em meio aos debates que vêm sendo conduzidos pelo Escritório Técnico, junto à Associação de Amigos da Gamboa, como uma demanda da comunidade por ações educativas que dêem destaque ao tema preservação. Neste contexto, a aproximação da Casa Scliar foi natural, uma vez que a instituição – que dá continuidade à difusão da obra e ideais do pintor Carlos Scliar – possui sua sede na margem oposta ao Canal do Itajurú, local onde o pintor, por décadas, deparou-se com a imagem da área tombada do Morro do Telégrafo e da Gamboa, sendo este um tema recorrente em sua obra. Com tamanhas afinidades, o projeto de arte-educação foi concebido em conjunto pelo IPHAN, a Associação dos Moradores e Amigos da Gamboa - AMAG e a Casa Scliar.

Todos os cursos serão encerrados com uma exposição na casa Scliar, sendo a venda dos quadros revertida para os próprios artistas.

Mais informações: Assessoria de Imprensa Iphan/RJ – Tel. 21 2233-6334, com Chico Cereto (21-9127-7387) e Luana Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário