sábado, 7 de novembro de 2015

V SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO 2015


A Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), que em 2015 entra em sua quinta edição, será realizada no período de 11 a 22 de novembro. A SFP é um evento anual organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), junto a outras instituições científicas e culturais do estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense. Além de ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões.
Neste ano, a V Semana Fluminense do Patrimônio traz o tema Território, Memória e Identidade Cultural como foco principal dos debates sobre valorização e preservação do patrimônio material e imaterial, que vão permear seus principais eventos: a Abertura da Semana na cidade do Rio de Janeiro e o V Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF) que ocorrerá na cidade de Quissamã, no norte fluminense.
Destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, o V EPF é o principal fórum de reflexão e discussão pública da SFP, que acontece de maneira itinerante no território fluminense. O assunto vai colocar em debate o papel e a importância da memória e do território na construção das identidades comunitárias. Por suas características históricas e naturais, o norte fluminense reúne uma diversidade de grupos e manifestações culturais que guardam e transmitem as tradições locais, convertendo-se em cenário de rico patrimônio natural e cultural, material e imaterial, estreitamente relacionado com o desenvolvimento e apogeu da economia açucareira regional e com o potencial do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
Além da Abertura da Semana, que ocorrerá no dia 11 de novembro no Centro Cultural Justiça Federal, na Cinelândia, Rio de Janeiro; e do V EPF, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro em Quissamã, a SFP promove, ainda, diversas atividades como a Mostra Cultural Olhares sobre o patrimônio fluminense – fotografia e poesia, a mostra de filmes Memória em Movimento e apresentações culturais selecionadas por meio de chamada pública. A Semana também abriga diversos eventos, que têm como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão no site da Semana.  
Programação do Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário