segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CICLO DE PALESTRAS IFF CABO FRIO 400 ANOS

PALESTRA SOBRE O PATRIMÔNIO DE CABO FRIO


Cabo Frio, RJ, 14 de setembro de 2015 – A riqueza patrimonial da sede do município e a sua preservação é tema da palestra “O Conjunto Paisagístico de Cabo Frio: valores, lacunas e perspectivas de preservação”. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 14, às 18 horas no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (MART/Ibram), dentro do Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos, promovido pelo IFFluminense - Campus Cabo Frio. O endereço do MART é Largo de Santo Antônio, s/nº, Centro, antigo Convento N. S. Anjos em Cabo Frio e o telefone para informações, (22) 2646-7340.

Ivo Barreto foi Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio de Janeiro entre os anos de 2013 a 2015 e, antes disto, exerceu a chefia do Escritório Técnico do Iphan na Região dos Lagos. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFF com ênfase em Patrimônio (Universidad de Sevilla, 2003) e especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrada ao Planejamento Urbano (CECI-UFPE, 2010), instituição e que desenvolveu a pesquisa a ser apresentada. Como arquiteto do IPHAN, desde 2006, atuou no Maranhão e desenvolve trabalhos na Região dos Lagos fluminense. Atualmente é mestrando pela UFRJ, em Projeto e Patrimônio do PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.

O evento compõe o Ciclo de Palestras Cabo Frio 400 Anos realizado em 2015 pelo Centro de Memória Márcio Werneck do IFFluminense Campus Cabo Frio. Os encontros têm o apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e da ANPUH-RJ (Associação Nacional de História Seção Rio de Janeiro). O MART/Ibram e a Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio são parceiros, sendo que as palestras são sediadas no museu ou no Centro de Estudos Natália Caldonazzi, segundo a programação.

Estão programados para acontecer no MART/Ibram, sempre às 18 horas:

Dia 14/09 (segunda-feira)    Ivo Barreto
O Conjunto Paisagístico de Cabo Frio: valores, lacunas e perspectivas de preservação

Dia 25/09 (sexta-feira)    Ernesto Galiotto
A cultura da Região dos Lagos por terra e ar

Dia 28/09 (segunda-feira)    Luís G. Scaldaferri Moreira
Os índios aldeados de São Pedro de Cabo Frio e a tentativa de criação da Armação de Búzios (1740)

Dia 09/11 (segunda-feira)    Maria Fernanda Pinheiro
O MART e a preservação do antigo Convento N. S. dos Anjos

Um comentário: