sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Exposição Arqueológica na Região dos Lagos

Exposição inédita de arqueologia será inaugurada no                                 Shopping Park Lagos

Mostra expõe conteúdo sobre arqueologia no Brasil e exibe peças do Sítio Arqueológico Aldeia do Portinho, pesquisado durante a construção do Shopping.

Cabo Frio, 12 de agosto de 2015 - Na próxima segunda-feira, 17 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o Shopping Park Lagos inaugura, às 20 horas, uma exposição que vai apresentar ao público um pouco sobre a história dos primeiros povos que habitaram o território brasileiro, especialmente a Região dos Lagos, e as características dos registros materiais desses períodos, os sítios arqueológicos. A mostra “Arqueologia, Memória e Território” foi organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através da Superintendência do IPHAN-RJ, com patrocínio do Shopping Park Lagos. Para sua montagem, contou com o apoio e colaboração de inúmeras instituições e acervos, tais como Museu Nacional da UFRJ, Laboratório de Arqueologia Brasileira – LAB, Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB, Artefato Arqueologia e Patrimônio, dentre outros. O espaço poderá ser visitado de forma gratuita, por tempo indeterminado, exibindo peças arqueológicas originais, réplicas e conteúdo multimídia, podendo ser ampliado ao longo do tempo. 

Na primeira etapa das obras de construção do Shopping, a pesquisa arqueológica prévia identificou a existência de sítio arqueológico a ser estudado. Na ocasião da pesquisa de campo, sob a coordenação e apoio do Iphan, estruturamos as áreas e abrimos o sítio à visitação pública programada, exibindo as escavações enquanto os arqueólogos trabalhavam. Foi incrível. Este trabalho nos mostrou um profundo interesse da população da região pelo tema, com mais de cinco mil visitantes registrados em cerca de um mês. Com isso, vimos a oportunidade de incorporar ao projeto um espaço dedicado à arqueologia dentro do Shopping, trazendo à população de Cabo Frio um conteúdo enriquecedor para a história local, mas muitas vezes pouco acessível”, revela Antônio Brito, Superintendente do Shopping Park Lagos.

A exposição “Arqueologia, Memória e Território”, instalada numa das praças centrais do Shopping Park Lagos, a Praça Sambaqui, foi concebida como um recorte abrangente sobre a arqueologia no Brasil, partindo do contexto das grandes migrações, passando pelos tipos de sítios arqueológicos encontrados no País, até chegar às características dos sítios da Região dos Lagos e Cabo Frio.

Organizado de maneira lúdica, como um grande tabuleiro, a mostra inclui painéis, fotos, peças arqueológicas originais, réplicas, vídeos e um espaço de conteúdo multimídia, pelo qual o público poderá conhecer todo o universo de patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, através do aplicativo Portal do Patrimônio, lançado pelo IPHAN-RJ.
  
Parte da mostra contempla conteúdos de pesquisas já realizadas no estado e na Região dos Lagos, em sua grande parte, inéditas para o público da região. Entre os objetos expostos estão réplicas de pontas de flechas de pedra, machados semilunares de pedra, cerâmicas ornamentadas, agulhas, cachimbos, adornos, dentre outras peças.

A exposição faz parte das ações de educação patrimonial da Superintendência do IPHAN-RJ e integra o Projeto Park Cultural Social, do Shopping Park Lagos. O objetivo da mostra é aproximar o grande público da arqueologia para despertar o interesse pela matéria, potencializando museus e espaços culturais da região. A mostra tem curadoria da equipe de arqueologia e técnicos do IPHAN-RJ, contando com apoio de profissionais contratados pelo Shopping. Uma oportunidade única para conhecer, através da disciplina da arqueologia, um pouco mais sobre a história das populações que ajudaram a construir o que hoje se conhece por Cabo Frio e Região dos Lagos. Vale conferir.

SERVIÇO: A “Exposição Arqueologia, Memória e Território” pode ser visitada gratuitamente, na Praça Sambaqui no Shopping Park Lagos, por tempo indeterminado, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h. O Shopping Park Lagos fica na Av. Henrique Terra, 1700 – Portinho, Cabo Frio – RJ - Telefone: (22) 3058-0330.


Nenhum comentário:

Postar um comentário