sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Iphan-RJ lança o "Portal do Patrimônio", aplicativo para celulares e tablets

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio de Janeiro (Iphan-RJ) disponibilizou ao público, desde o mês de outubro, um aplicativo para smartphones dedicado a todos os bens tombados ou registrados no estado do Rio de Janeiro. Intitulado “Portal do Patrimônio”, o programa está proposto através de plataforma colaborativa, permitindo a inclusão, acesso e pesquisa não apenas aos bens protegidos pelo Iphan, que representam o Patrimônio Nacional, mas também outros, preservados por leis estaduais e municipais. Forma-se assim uma rede colaborativa com estado e municípios, reunindo em uma única plataforma as informações sobre os bens fluminenses.

Por se tratar de uma rede participativa, a partir da disponibilização do aplicativo para download, o programa estará disponível para todos os municípios do estado do Rio de Janeiro que tenham legislação de tombamento, para que sejam inseridos os seus bens culturais protegidos. Desta forma, em se tratando de acervo dinâmico e crescente, a cada dia novos bens poderão ser lançados, sejam eles edificados ou exemplares do patrimônio imaterial, e disponibilizados por seus gestores aos usuários do programa.

Reprodução
Usando ferramentas modernas como navegação por GPS até os itens cadastrados e notificações automáticas quando o usuário estiver perto de algum bem, sugerindo sua visitação, o aplicativo também possibilita acesso a dados completos do tipo de proteção, além de contatos e/ou horários de funcionamento, em mapa ou lista, apontando patrimônios existentes nas proximidades. Além disso, o usuário pode seguir Roteiros Temáticos, tais como Roteiro Modernista, Roteiro de Igrejas ou de Sítios Arqueológicos, e ainda montar seu próprio roteiro favorito, tornando o app um guia bastante completo sobre o patrimônio cultural do estado do Rio.

O aplicativo Portal do Patrimônio tem como objetivo a divulgação e promoção do patrimônio cultural material e imaterial protegidos em todo estado e a consolidação de uma rede participativa entre a federação, estado e municípios na identificação e divulgação do acervo de bens que representam a memória nacional.

O Aplicativo faz parte da estratégia piloto do Iphan-RJ de construção do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e encontra-se disponível para download gratuito nas lojas virtuais das plataformas Android (GooglePlay) e IOS (AppStore), conforme links abaixo:




Reprodução

Reprodução


Mais informações: Assessoria de Imprensa Iphan/RJ – Tel. 21 2233-6334, com Chico Cereto (21 99127-7387) e Karina Gaudereto.


Fonte: Ascom-IphanRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário