quarta-feira, 19 de março de 2014

OFICINA DE ESTUDOS DA PRESERVAÇÃO - ABRIL



Casa do Patrimônio do Escritório Técnico do IPHAN-RJ na Região dos Lagos, convida para a palestra:

CASA DA FLOR: EXPERIMENTO, POESIA E MEMÓRIA (Um olhar museológico)


com
DANIELLE MAIA FRANCISCO
Mestre em Museologia – UNIRIO


A Casa da Flor – produção arquitetônica de uma vida inteira – traz as marcas do tempo, possui a força agregadora de uma Casa Museu e gera benefícios culturais, sociais, políticos e econômicos para a população da Região dos Lagos (RJ), que compreende os municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. A Casa da Flor ao articular a dimensão social do bem cultural, a imaginação poética de um sujeito criador e a memória social de uma Região, afirma-se também como extraordinária potência política. A desagregação subjetiva e social imposta ao negro foi transformada por Gabriel Joaquim dos Santos, num modo diferente e criativo de se expressar. Este arquiteto popular se inclui, com sua obra singular e poética, no grupo dos artistas "construtores do imaginário".


Dia 02/04/2014 (Quarta-feira), às 16h
ENTRADA FRANCA

Local:
Cineclube Estação São Pedro - Rua Francisco Coelho Pereira, 255
(ao lado da Igreja Matriz) Centro - São Pedro da Aldeia/RJ

Esta palestra é uma ação deste escritório técnico que integra o projeto "Oficina de Estudos da Preservação". Em curso no IPHAN-RJ há mais de 10 anos, o projeto foi executado pela primeira vez na Região dos Lagos em 2011, e desde então, mais de 20 palestras já foram realizadas.


Outras informações pelo telefone (22) 2621-9367 ou pelo

2 comentários:

  1. Que outras belas iniciativas como esta se multipliquem! Parabéns à Danielle e aos organizadores! Abraço! (Fernando 3 fagc3@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. obs: já publiquei a foto de vcs: https://www.facebook.com/FernandoAugusto.F3

    ResponderExcluir