terça-feira, 9 de julho de 2013

PROJETO ACERVOS DE MEMÓRIA DA REGIÃO DOS LAGOS - Em andamento

Com o intuito de reunir, catalogar e disponibilizar ao público em geral acervos diversos (fotografias, livros, videos e documentos), foi criado o projeto Acervos de Memória da Região dos Lagos, numa parceria entre o Iphan e o Instituto Federal Fluminense - IFF. Tal projeto contempla também a criação de núcleos regionais de memória nas cidades de Campos, Quissamã, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. Cada núcleo compartilhará seu banco de dados com o Centro de Memória Audiovisual da Região dos Lagos, que será na Rua Francisco Coelho Pereira, 255 – Centro, em São Pedro da Aldeia.

O projeto ganhou destaque recentemente quando foi pauta de uma matéria veiculada pela RJ Inter TV (afiliada Globo) no dia 25 de junho. A partir daí, várias pessoas já entraram em contato para ceder provisoriamente seus acervos particulares para que estes integrem o centro de memórias. Uma dessas pessoas foi Mário Paulo Tiengo, arquiteto, que possuía uma coleção de vídeos antigos da região dos lagos e o primeiro exemplar da revista Cabo Frio Ilustrado, de janeiro de 1960. Mário, porém, cedeu o exemplar da revista para arquivo no Centro de Memória. “Acho que a revista vai ter mais serventia aqui do que em minha casa”, afirmou ele.

Capa de edição nº01 da revista Cabo Frio Ilustrado

Tiengo (direita) entrega revista e dvd de vídeos

Davi Monteiro Gomes também nos enviou uma série de fotografias de sua família em visita a locais históricos, datadas de 1950 a 1970. E você, tem fotos, vídeos ou documentos que possam ter valor histórico?

Clique aqui para saber mais sobre o projeto Acervos de Memória da Região dos Lagos.


---
Junior Silgueiro
Nucleo de Digitalização
Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos


Um comentário: