quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reportagem Itertv Cabo Frio: Patrimônio Histórico de São Pedro da Aldeia, RJ, vai ser reformado

Veja o vídeo em:

Casa Flor é tombada pelo Iphan e estava se deteriorando.
Reforço na estrutura já começou, mas restauro acontecerá no 2ª semestre.

Do G1 Região dos Lagos
Comente agora
Patrimônio Histórico de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos do Rio, a Casa Flor, vai passar por reformas. O patrimônio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e estava se deteriorando nos últimos anos.
O reforço na estrutura já começou, mas o restauro só deve ser realizado no segundo semestre deste ano. O local apresentava muitas rachaduras, por causa da movimentação do solo, e existe até risco de desabamento. Mesmo assim, o espaço continua aberto à visitação.
A prefeitura do município fez o escoramento do prédio, depois que o Ministério Público entrou com uma ação, em setembro de 2012, solicitando que fosse realizado um serviço emergencial no espaço.  Depois da ação do MP, o governo do estado liberou R$ 250 mil para as obras de reformas, que serão realizadas numa parceira entre Instituto Casa da Flor, a prefeitura de São Pedro da Aldeia, o a Superintendência de Museus do Estado, o Inepac e Iphan. 
Além da reforma, será necessário fazer o sistema de escoamento de água da chuva para estabilizar o solo que comporta a casa, já que o terreno é muito inclinado. Uma sala de recepção para visitantes, segundo o município, também deverá ser providenciada. 
A casa foi construída há 101 anos por Gabriel Joaquim dos Santos, conhecido em toda região por, "Seu Gabriel", que juntou cacos de vidro e resto de obras para sua construção. Atualmente Valdevir dos Santos, sobrinho-neto de Gabriel, é o responsável pela manutenção do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário