quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entrega da 1ª fase das Obras de Restauro da Estação Conde de Araruama/ Quissamã-RJ


Será realizada hoje, dia 16/08/2012, às 19hs, a solenidade de entrega da 1ª Fase de Restauro do Complexo Ferroviário de Conde de Araruama, em Quissamã. Ação chave do Plano de Ação das Cidades Históricas de Quissamã, a obra é fruto de parceria e foi realizada em conjunto pelo IPHAN-RJ, seu Escritório Técnico Região dos Lagos e Prefeitura Municipal de Quissamã, como primeira etapa da implantação do Complexo Cultural de Conde de Araruama. O projeto contempla o remodelamento do espaço urbano e do pátio ferroviário, além da restauração completa do conjunto edificado composto pela Antiga Estação de Conde de Araruama, Armazém Ribeiro & Filhos, Galpão e cinco casas.

Ação conjunta entre Iphan e Prefeitura, o trabalho inicia-se em 2007, quando a Prefeitura de Quissamã solicita junto ao IPHAN e ao SPU a cessão provisória da Estação Ferroviária para que se pudesse viabilizar a restauração, entendendo-a como ponta extrema e oposta à estação da Freguesia (esta reconstruída pela Prefeitura, no Centro, originando o Complexo Cultural Sobradinho, já em atividade), ambas pontos fundamentais da antiga Ferrovia Agrícola de Quissamã. Além da cessão (celebrada em 2009), IPHAN e Prefeitura de Quissamã celebram um Convênio através do qual executam a primeira etapa de recuperação do conjunto, contemplando a restauração completa e adaptação da antiga Estação Ferroviária e do Armazém Ribeiro e Filhos, além de trabalhos das pesquisa arqueológica da área. Ao todo foram aplicados cerca de 770 mil reais nesta etapa.

Ainda durante as obras, a Prefeitura Municipal e o IPHAN negociaram com o Governo do Estado do Rio de Janeiro a transposição da faixa de rolamento da Rodovia RJ-196 (que vinha sendo duplicada) e que então seccionava o conjunto. Atendendo ao pacto firmado pela recuperação da área, o pedido foi atendido e um trecho da rodovia foi modificado, adequando-a aos anseios de integração do conjunto e viabilizando as fases seguintes de implantação do complexo cultural, voltado ao pedestre. Toda esta estratégia faz parte do Plano de Ação das Cidades Históricas de Quissamã.

Para 2012 já encontra-se em fase final a montagem da licitação para a 2ª Fase da Revitalização, que tem por intuito o restauro das casas de colono, integrantes do conjunto, para implantação de uma série de equipamentos culturais. Já em 2013, finalizando este processo, encontra-se prevista a obra de urbanização e paisagismo, que por fim concluirá  a implantação do Complexo Cultural de Conde de Araruama.

Por fim, além da obra será lançado ainda o livro "A Ferrovia Agrícola de Quissamã e suas Conexões Regionais", que aborda o tema do transporte ferroviário na cidade, e assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Iphan-RJ e a Prefeitura para implantação da Casa do Patrimônio de Quissamã, primeira unidade deste tipo externa ao Iphan no Rio de Janeiro, consolidando e apontando novas metas para a relação de parceria que se estabeleceu nestes últimos anos entre os dois órgãos, especialmente no campo da Educação Patrimonial. Já no âmbito deste acordo, ja em setembro, será iniciado Projeto de Memória Oral na Fazenda Machadinha, contemplando oficinas de áudio-visual com a comunidade quilombola, através de metodologia de auto-documentação e coleta de relatos do moradores da comunidade.

O evento faz parte da II Semana Fluminense do Patrimônio, que será aberta oficialmente amanhã, dia 17/08/2012, em Cabo Frio (maiores informações em http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/)

--

Ivo Barreto
Chefe do Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos
Tel: 022 . 26219367
Saiba as novidades sobre Patrimônio na Região dos Lagos no Blog Estação do Patrimônio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário