segunda-feira, 16 de abril de 2012

FILME QUILOMBO no CCBB - Rio (25/04 às 14h)

Prezad@s,

Quero convidá-los para participarem do 4º Festival Internacional do Filme de Pesquisa: Cultura, diáspora e cidadania, quando o FILME QUILOMBO será exibido e discutido. Depois de passar por diversas cidades do mundo, este evento ocorrerá também no Rio (Centro Cultural Banco do Brasil  - Rio, 25/04/2012). Vejam convite em anexo.


Entrada franca

/// Às 14h
... QUILOMBO (A OUSADIA DE LUTAR PELA LIBERDADE)

De Nina Tedesco (doutoranda de Comunicação Social da UFF) e Renata Azevedo Lima (pesquisadora e diretora de produção, historiadora da Fundação Cultural Casimiro de Abreu /RJ e mestranda de História da UFF).
17 min., português, 2010.
Sinopse: O filme investiga uma localidade na região serrana do município de Casimiro de Abreu (RJ) chamada "Quilombo". O acesso é difícil, estrada de chão sinuosa e esburacada, com altitude mínima de cerca de 700m, abundância de água e terra fértil. Chegando lá, nenhum negro foi encontrado, apenas descendentes de colonos suíços. A questão "o nome do local tem relação com o passado de resistência dos escravos?" é o fio condutor do filme, que reúne entrevistas com moradores e ex-moradores do Quilombo, moradores da cidade de Casimiro e historiadores, além de belíssimas imagens da natureza do local, imagens de mapas e manuscritos sobre a região, produzidos no início do século 19, e ruínas arqueológicas. A trilha sonora é uma interpretação original de ritmos africanos.

Programação completa do festival em:  http://www.labhoi.uff.br/node/1464


Grande abraço,


Renata Azevedo Lima
Mestranda de História da UFF
Professora da SME - RJ/ Prefeitura do Rio de Janeiro
Tel: (21) 9372-6270 e (21) 8342-4772

Nenhum comentário:

Postar um comentário