quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Especial II: Oficina de Estudos da Preservação Cabo Frio/RJ - 17/08/2011

Edição especial para a I Semana Fluminense do Patrimônio



O Escritório Técnico do IPHAN na Região dos Lagos, a ASAERLA e a Universidade Estácio de Sá/Cabo Frio convidam para a palestra
Projeto "Mapeamento do Patrimônio Musical das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro"


André Guerra Cotta
Musicólogo. Professor do Curso de Produção Cultural da UFF-Rio das Ostras.


Local:

Auditório da Universidade Estácio de Sá/ Campus Cabo Frio-RJ
Rodovia General Alfredo Bruno Gomes Martins, s/nº - lote 19. 
Bairro Braga - Cabo Frio/RJ. Tel: (22) 2646-2100

Data
:
17/08/2011, às 19 horas
quarta-feira

E N T R A D A   F R A N C A


Informações pelo telefone (22) 26219367 ou pelo e-mail 



Ainda sobre o palestrante:

Doutor em Musicologia pelo PPGM-UNIRIO (2009). Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Especialista em Musicologia Brasileira pela Escola de Música da UFMG, onde também se graduou em Regência (1995). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervos de música, música brasileira, pesquisa em música, tratamento da informação. Pesquisador atuante em projetos significativos para a musicologia brasileira na última década, tais como os projetos "Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras" (PETROBRAS/FUNDARQ/BUREAU CULTURAL, 2001-2003), "Reorganização e digitalização do Acervo do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro" (PETROBRAS/Movimento.com, 2005), "Instalação e Difusão do Museu da Música de Mariana" (PETROBRAS/FUNDARQ, 2007/2008), "Organização e Disponibilização do Acervo Cleofe Person de Mattos" (PETROBRAS/Movimento.com, 2008/2009). Coordenador do Projeto "Conservação e Instalação Definitiva do Acervo Curt Lange - UFMG" (UFMG/FUNDEP/PETROBRAS, 2005-2006). Atualmente é Professor Adjunto da Área de Fundamentos das Artes do Curso de Produção Cultural e Chefe do Departamento de Artes e Estudos Culturais do Pólo Universitário de Rio das Ostras, da  Universidade Federal Fluminense.


Sinopse:

A palestra apresentará o projeto "Mapeamento do Patrimônio Musical na Mesorregião das Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro", realizado com o apoio da FAPERJ, que pretende realizar um levantamento preliminar do patrimônio musical da Mesorregião das Baixadas Litorâneas do Rio de Janeiro, considerando tanto o patrimônio material (especialmente, neste caso, a documentação manuscrita) como o patrimônio imaterial (sobretudo as tradições vivas de práticas musicais e afins), de maneira a realizar um mapeamento que sirva de referência para futuras ações de identificação, tratamento técnico e conservação (no caso dos acervos documentais) ou estudo/proteção (no caso de tradições musicais), fomentando a pesquisa, a divulgação e a produção de conhecimento na área de música e afins, consideradas as possibilidades de trabalho inter e/ou transdisciplinar.

Trata-se, pois, de uma oportunidade tanto para o público especializado como para a comunidade de conhecer o funcionamento do projeto e suas metas, assim como de divulgar para o público interessado as possibilidades de contribuir para o estudo e a preservação do patrimônio musical brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário